Contato
Publicado em: 29/09/2020

Elos + Pearson

Como a Pearson adaptou-se aos desafios da pandemia através do ensino a distância

apple-1851464_1920

IMAGEM-BLOG--9-

Fonte: Matéria originária do blog da Elos (https://blog.elos.vc/)

 

Cerca de 800 mil aulas, mais de 700 mil alunos e um novo modelo de negócios: entenda como nós ajudamos mais de 200 escolas do grupo Pearson a manterem seu funcionamento durante o fechamento massivo das instituições de ensino causado pela pandemia do novo coronavírus.

 

Sobre a Pearson

Pearson é líder mundial no segmento de Educação com soluções completas e customizáveis que atingem todo ciclo educacional. Com mais de 175 anos no mercado e presente em 70 países, a empresa atua nos seguintes segmentos:

Educação Básica: no mercado privado, possui o Sistema de Ensino COC by Pearson, o Dom Bosco by Pearson e a Atitude by Pearson; já na área pública, conta com o NAME (Núcleo de Apoio a Municípios e Estados).

Ensino Superior: auxilia universidades e instituições com catálogos de livros de referência no mercado, conteúdos e recursos tecnológicos (e-books e biblioteca virtual), assim como soluções completas para o ensino a distância.

Cursos de Idiomas: é referência de mercado com as marcas Wizard by Pearson, Yázigi e Skill Idiomas.

 

Desafios

Até março de 2020, a Pearson tinha como objetivos expandir a rede de escolas de ensino de idiomas através de aulas presenciais e ao mesmo tempo fazer uma transformação digital de suas soluções de aprendizagem, seguindo tendências constatadas por pesquisas da multinacional. As aulas não eram feitas em ambientes virtuais por dois motivos:

1. No ensino Fundamental e Médio, a legislação não permite que as aulas sejam ministradas a distância;

2. O ensino a distância ainda gerava dúvidas na sociedade, então o modelo de negócios de escola virtual também não era considerado para as escolas de idiomas. As marcas Yázigi, Wizard by Pearson e Skill Idiomas já possuíam aulas gravadas e plataformas de aprendizagem, mas não uma sala de aula virtual, com encontros ao vivo.

Com a pandemia do novo coronavírus, milhares de empresas de todos os segmentos tiveram que se reinventar para manter seus produtos e serviços. E com a Pearson não foi diferente. O desafio de adequar escolas do COC, Dom Bosco, Yázigi, Skill e Wizard by Pearson ao EAD era grande e a solução inicial foi feita com a agilidade necessária“Entramos em isolamento social e quarentena no dia 15 de março e, no dia 5 de abril, já tínhamos o ecossistema virtual em pé: o LMS, a sala de aula virtual e o conteúdo para educação básica, franquias e ensino superior”, contou o Juliano Costa, vice-presidente de Produtos Educacionais para América Latina da Pearson.

Nesse primeiro momento, outra plataforma de videoconferência foi utilizada para a sala de aula virtual. Após esse primeiro passo solucionado, três meses de trabalho seguiram com essa outra plataforma de videoconferência e, a partir desse primeiro teste, a Pearson deparou-se com dois desafios principais:

  • Performance: a infraestrutura não estava dando conta da demanda de tantas escolas e o desempenho da plataforma estava abaixo do esperado;
  • Suporte: a empresa responsável pela plataforma era de outro país e isso dificultava o atendimento às solicitações da Pearson. Assim, foi identificada a necessidade de um suporte mais próximo.

Foi nesse momento que surgiu a necessidade de buscar outra plataforma para compor o ecossistema do EAD da Pearson. O Juliano começou a investigar, encontrou o Elos, fez os primeiros testes no plano gratuito e a negociação começou: “Fizemos um piloto com 20 escolas, o resultado foi muito bom e aí, em julho, resolvemos mudar para o Elos”.

 

A Solução

Assim que a Pearson tornou-se cliente, o principal desafio por parte do Elos foi adequar sua infraestrutura para que a plataforma suportasse adequadamente todas as escolas, professores e alunos da empresa ao mesmo tempo. Essas questões foram resolvidas com a agilidade necessária e, a partir disso, o trabalho fluiu muito bem. A plataforma é utilizada para as aulas, reuniões de pais, comunicação com as famílias, reuniões e treinamentos de equipes, palestras, lives, webinars e até para eventos comemorativos das escolas.

A relação se manteve próxima desde o início para que qualquer problema pudesse ser solucionado rapidamente:

“Eu acho que, desde o começo, a plataforma se comporta muito bem, mas a questão vai além da plataforma. (…) A relação é muito boa: transparência e disponibilidade são dois fatores que, no meio de uma pandemia, com as escolas perdendo aluno ou com medo de perder aluno em tudo que é lugar, são essenciais”.

Embora em um primeiro momento a Pearson tenha chegado ao Elos com a demanda de resolver os dois desafios que já estavam postos, os diferenciais da plataforma tornaram a experiência das escolas, professores e alunos muito melhor.

 

Performance

A partir da aquisição de novos servidores e adequação da infraestrutura necessária para atender a demanda da Pearson, a plataforma se mostrou estável e sem muitos problemas técnicos.

Com isso, desde o início das atividades EAD, a experiência da sala de aula virtual passou de ‘ruim/péssima’ para ‘boa/ótima’, de acordo com o Juliano: “e isso faz muita diferença porque estamos tratando, por exemplo, de escolas que têm 50 alunos na sala, têm pré-vestibular que tem 100 alunos na sala”. Nesse sentido, um dos principais objetivos da empresa era resgatar algumas escolas que, inicialmente, tiveram uma experiência ruim com a plataforma de videoconferência anterior e buscaram soluções externas.

Atendimento próximo

Desde o início, a equipe do Elos e da Pearson uniram-se num grupo de trabalho específico para tornar o fluxo de comunicação mais efetivo e para facilitar o trabalho em conjunto das duas equipes:

“Precisávamos de um suporte mais próximo, mais ativo. E o Felipe [CEO da Mconf], desde o primeiro momento, colocou a empresa disponível para esse suporte, disponível para responder. (…) Faz muita diferença uma resposta instantânea para uma empresa do tamanho da Pearson”.

Três principais necessidades foram resolvidas com esse trabalho em conjunto:

  • Alinhamento inicial das expectativas e das estratégias técnicas;
  • Resolução de possíveis problemas e dúvidas por parte dos professores, alunos e escolas;
  • Monitoramento da experiência dos usuários com o objetivo de tornar o produto cada vez mais alinhado com quem o utiliza.

Melhoria contínua

A constante melhoria sempre foi uma premissa do Elos e, por isso, o contato próximo com o cliente foi visto como uma grande oportunidade de evoluir cada vez mais a plataforma com base nos feedbacks e necessidades que vinham diretamente dos usuários. Um exemplo disso foi o compartilhamento da tela com o som do computador do professor, que foi um pedido de diversos usuários da Pearson: “essa é uma questão que o Elos ganha muitos pontos, em não se restringir em dizer ‘desculpe, não dá pra desenvolver isso’; o backlog está sempre aberto e isso é ótimo”.

Funcionalidades

A plataforma tem como objetivo transformar uma videoconferência em videocolaboração, por isso investe em funcionalidades que promovem a interatividade e a colaboração:

“Essas funcionalidades são as principais, que separam o Elos de outras ferramentas (…) elas realmente transformam isso aqui numa sala de aula virtual”.

Os diferenciais que tornam a experiência da aula virtual no Elos mais interativa e colaborativa são:

Integração
O Elos foi integrado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que as escolas da Pearson utilizam para o planejamento e gestão de ensino. Isso significa que, dessa forma, as escolas possuem todas as ferramentas necessárias para o EAD unificadas em um lugar só e, ainda, com a identidade da empresa. Além da sala de aula virtual, a integração do Elos permite o gerenciamento de conferências e gravações, agendamento de aulas e o acesso à sala através de um link, mesmo que os alunos não tenham conta no AVA:

“é um diferencial total, porque a gente não consegue fazer isso com as outras plataformas. (…) É pra você dizer ‘eu não sou igual aos outros, não’. O concorrente tal está usando tal ferramenta, o concorrente tal também: como é que você vai separar um do outro? Eu não, eu uso um produto que tem a nossa cara”.

Quadro branco
O quadro interativo, que tem como objetivo reproduzir a lousa da sala de aula presencial, é uma das funcionalidades mais utilizadas pelas escolas da Pearson para promover interatividade nas aulas“A professora coloca a atividade e os alunos interagem em cima. E para o professor também, para ele poder escrever, fazer observações, é ótimo. Isso tem sido cada vez mais comum para os que querem reproduzir a sala de aula”.

Quiz interativo
Essa funcionalidade permite a criação de enquetes rápidas ou personalizadas durante a aula e é utilizada para aumentar o engajamento dos alunos com o conteúdo. O professor cria uma pergunta, acompanha as respostas em tempo real e tem a opção de publicar o resultado para todos verem: “O quiz interativo é outra ferramenta poderosa que, apesar do uso estar na casa dos 8%, é uma facilidade que as outras plataformas não têm”.

Salas de apoio
Utilizadas para separar alunos em grupos, as chamadas breakout rooms são salas de apoio criadas dentro da sala de aula principal. Um exemplo desse uso é no modelo de aula chamado Multinível da escola de inglês Wizard, em que os alunos estudam sozinhos e, ao final da aula, conversam individualmente com o professor: “Essa modalidade da Wizard encaixou maravilhosamente com isso. Se não fosse elas, o professor teria que criar cinco salas ao mesmo tempo e chamar os alunos para lá. Então essas group sessions são ótimas”.

Configurações da sala
Há algumas configurações e permissões que garantem mais autonomia e segurança aos moderadores da sala de aula virtual do Elos“Em uma sala de aula, em que você precisa de uma gestão de sala, de um controle permanente, isso faz muita diferença”. Alguns exemplos são:

  • Gerenciamento de áudio e vídeo: permitir ou não que o aluno ative sua câmera e microfone na hora da aula;
  • Habilitação e desabilitação de funcionalidades: quando se trata de crianças, por exemplo, a desabilitação do bate-papo privado, em que os participantes podem conversar entre si, é uma medida de segurança adotada por algumas escolas;
  • Maximização de conteúdos: algumas funcionalidades podem ter um destaque maior na tela, como por exemplo os vídeos, compartilhamento de tela, quadro branco ou apresentação.

Resultados Alcançados

Após a implementação das estratégias acima, utilizando de funcionalidades que a plataforma já tinha e com as constantes melhorias de experiência, em pouco mais de 3 meses, os resultados alcançados são bastante relevantes. Desde julho, são cerca de 800 mil aulas e mais de 700 mil de alunos do Brasil inteiro que continuam aprendendo por meio do Elos mesmo com escolas fechadas.

 

Número de escolas em expansão

O número de escolas utilizando o Elos como ferramenta de videoconferência e sala de aula virtual está entre 200 e 250, o que representa cerca de 25% do total de escolas da Pearson. Alguns exemplos são: Dom Bosco, Monteiro Lobato, Wizard, Yázigi e Skill. Devido à pandemia e à consequente diminuição de alunos nas escolas, algumas ainda optam por plataformas externas gratuitas. Outras estão receosas pela experiência ruim que tiveram com a primeira plataforma. Nesse sentido, está sendo feito um trabalho interno de mostrar o valor desse novo sistema de sala de aula virtual para essas escolas.

Maior engajamento

Desde o início da implementação, em julho, o número de aulas feitas pelo Elos aumentou em 12%, o que representa um incremento de 10 mil sessões por semana. Isso significa que já houve um aumento significativo no engajamento das escolas com a plataforma atual de sala de aula virtual. E é esperado que esse número cresça ainda mais.

Novo modelo de negócios

Para além da pandemia, a boa experiência com o EAD trouxe para a Pearson novas possibilidades e modelos de negócio. O ensino híbrido, que é quando o ensino a distância e o presencial se unem, é um deles: “Esse modelo também pode ser usado para revisão, para aprofundamentos, para cursos extras, para educação financeira, enfim, tem muitas possibilidades de uso da sala de aula virtual no nosso ecossistema”.

Além disso, para as escolas de idiomas do grupo, o ensino 100% a distância já se transformou no mais novo modelo de negócios estruturado pela Pearson. Isso traz novas experiências de aprendizado para os alunos e uma grande possibilidade de expansão de negócios para os franqueados.

 

Confira a matéria completa no blog da Elos clicando aqui .