Contato
Publicado em: 31/10/2016

Cases de sucesso celebram 20 anos do CEI/UFRGS

Programação de aniversário do CEI/UFRGS inclui apresentação de cases de sucesso

logo-20-anos-cei

O CEI/UFRGS (Centro de Empreendimentos em Informática) é uma das mais importantes incubadoras de empreendimentos na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) do Brasil, tendo sido a primeira incubadora de tecnologia fundada no sul do País. Fundado em 1996, o Centro completa agora duas décadas de sucesso à frente da incubação de empreendimentos inovadores, tendo apoiado o lançamento de mais de 40 novas empresas de TIC. Para comemorar seus 20 anos, o CEI/UFRGS contará nesta quinta-feira (03) com uma programação especial.

A abertura do evento, que é gratuito e aberto à comunidade, tem início às 13h30, no auditório inferior do Instituto de Informática (prédio 43413). Às 14h15, cases de sucesso em empreendedorismo serão apresentados pelos palestrantes Christian Lykawka (fundou a empresa Southlogic Studios, incubada no CEI, e a Rockhead Games) e Cassio Bobsin (CEO da Zenvia, líder brasileira em serviços de mobilidade). Entre os presentes, estarão o Reitor da UFRGS, Prof. Rui Vicente Oppermann, o Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade, Prof. Luís da Cunha Lamb, e o Prof. Jorge Audy, presidente da ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores).

christian-20-anos-cei-nova-1

Christian Lykawka trabalha na indústria de videogames desde 1996, quando fundou a empresa Southlogic Studios, incubada no CEI. Ao longo de sua trajetória, participou de diversos projetos como programador, líder de equipe, game designer e produtor. Após a venda da Southlogic para a Ubisoft, fundou a Rockhead Games, que desenvolve games para mobile e conteúdo transmídia. Seu mais recente lançamento, o game Starlit Adventures, já obteve mais de 5 milhões de downloads no mundo inteiro. Também é professor em cursos voltados ao universo dos videogames e é sócio de startups em outras áreas de TI.

 

cassio-20-anos-cei-nova-pequena-1

Cassio Bobsin fundou sua primeira empresa aos 18 anos. Desde lá, participou da criação de mais de 10 startups. Atualmente, é CEO da Zenvia, empresa que fundou em 2003 e é hoje líder brasileira em serviços de mobilidade. Também é cofundador e Chairman da WOW Aceleradora de Startups, além de investidor e advisor da Mobo e da PaySmart. LatAm Board Member do MEF (Mobile Ecosystem Forum) e presidente do YPO Porto Alegre (Young Presidents’ Organization). Graduado em Ciência da Computação pela UFRGS, Cassio tem MBA pela ESPM e é Mestre em Administração pelo PPGA-UFRGS e OPMer (Owner/President Management) pela Harvard Business School.