Contato
Publicado em: 30/06/2021

Pesquisadores criam robô para desinfecção do vírus da covid-19

A Instor Projetos e Robótica, startup graduada no CEI, acaba de sair em mais uma matéria de destaque, dessa vez no site da Rádio da Universidade.

robojaci4-768x579

robojaci4-768x579Robô Jaci em funcionamento (Foto: Divulgação)

Pesquisadores da UFRGS estão desenvolvendo o primeiro robô móvel brasileiro totalmente autônomo de desinfecção por radiação ultravioleta+ozônio, para combate à covid-19. Para falar deste projeto, o quadro Ciência 1080 traz os pesquisadores do Phi-Robotics Research Lab Mariana Kolberg e Renan Maffei.

Chamada de Jaci, a robô pode ser utilizada em escolas, universidades, hotéis, hospitais e asilos. Por ser totalmente autônoma, pode ser utilizada em momentos em que não há público ou funcionários no ambiente, acelerando o processo de desinfecção. Alem disso, a Jaci pode ser usada contra outros vírus e bactérias.

O Jornal da UFRGS podcast é produzido pelo Departamento de Jornalismo da Rádio da Universidade. Produção e edição de Mariane Quadros. Confira mais notícias sobre a produção científica no site UFRGS Ciência.

Confira abaixo o episódio completo sobre o primeiro robô móvel brasileiro totalmente autônomo para desinfecção no podcast do Jornal da UFRGS:
https://anchor.fm/rdio-da-universidade—ufrgs

 

#repost: Jornal da UFRGS