Contato
Publicado em: 11/06/2021

Startup Instor tem projetos em parceria com o INF.

A empresa busca a inovação em sistemas robóticos e automação industrial, que visem a segurança das pessoas e a eficiência nos processos com produtos de alto valor agregado.

instor

instor

Robótica, Scanners, Electrospinnings, Projetos Especiais para Mineração e Automação para Indústria Metal Mecânica são algumas das áreas em que a Startup Instor Projetos e Robótica (graduada no CEI desde 2012) desenvolve seus projetos. O empreendimento foi originado em 2004 por estudantes de engenharia que tinham ambiciosos planos, mas somente em 2008, a Instor foi oficialmente fundada quando os sócios conseguiram a aprovação no processo seletivo de incubação do CEI/UFRGS.

“A UFRGS, através do INF e outras unidades parceiras, desenvolve junto aos grupo de pesquisa projetos nas áreas de automação e robótica, em especial nos segmentos de planejamento de rotas para robôs, segurança funcional crítica e otimização, áreas que permitem contribuir com estratégias e algoritmos destinados à soluções nas áreas de atuação citadas pela Instor. No contexto desses projetos, temos o forte engajamento do Phi-Robotics Research Lab (INF/UFRGS), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para diversos problemas da robótica móvel”, pontua a Profª. do INF e parceira da Instor, Mariana Kolberg.

Atualmente, a empresa está realizando 3 projetos em simultâneo junto ao Instituto de Informática da UFRGS. No início da pandemia, diversas ideias surgiram no intuito de contribuir com a sociedade com o que melhor que a Instor sabe fazer: robôs.

O primeiro deles que atualmente está sendo desenvolvido em parceria com a Petrobras é o TUPÃ Ex (Primeiro Robô Autônomo à Prova de Explosão Latino Americano). “Desde nossa origem criamos projetos em robótica dentro da área de O&G (Oil & Gás). A Petrobras está patrocinando diversas iniciativas para tornar suas plataformas de petróleo teleoperadas. Uma das soluções necessárias para tornar isto possível são os robôs autônomos” comenta o CEO da Instor, Miguel Serrano.

O segundo grande projeto já desenvolvido foi o robô batizado de JACI – da mitologia Tupi Guarani, Deusa da Lua. Sua principal função é a desinfecção de ambientes que utilizam tecnologia UV-C e Névoa Ozonizada para eliminar vírus e bactérias presentes no ar e nas superfícies. A patente internacional foi requerida e hoje a Instor está fazendo a versão autônoma com o apoio da FINEP e da FAPERGS.

O terceiro projeto está sendo criado para suprir as demandas de logística interna nas indústrias, o JAGUAR – da mitologia Tupi Guarani, animal protetor dos deuses. O JAGUAR será um robô do tipo AMR (Autonomous Mobile Robot) que realizará transporte de carga interna, valorizando o trabalho das pessoas, que hoje precisam percorrer longos quilómetros por dia. O JAGUAR, desenvolvido com o apoio da FINEP, será do tipo colaborativo, podendo navegar entre pessoas e veículos.