Contato
Publicado em: 17/02/2021

Tidesat

Empresa pré-incubada no CEI, atuante no segmento de monitoramento dos níveis marítimos.

tidesat

logo

Recentemente, mais uma empresa veio fazer parte do time de incubadas do CEI, a TideSat. A equipe conta com especialistas de várias áreas de pesquisa, sendo a empresa composta por Felipe Geremia Nievinski, Manuella Anaís Rodrigues Fagundes, Maurício Kenji Yamawaki, Vitor Hugo de Almeida Junior, Iuri Mendonça Tinti e Douglas Bueno Leipelt.

A TideSat possui um serviço por assinatura de acesso remoto via plataforma web e mobile a medições do nível do mar realizadas por seus marégrafos via satélite.
A solução só é possível devido ao equipamento inovador de sensoriamento remoto, desenvolvido por pesquisas de integrantes da empresa que realizam a maregrafia via satélite. Este dispositivo mede o nível do mar à distância, podendo estar posicionado longe da costa e em local seguro, evitando perdas.

A informação sobre o nível do mar é crucial para o poder público, como prefeituras dos municípios costeiros, secretarias ambientais e defesa civil, devido aos riscos envolvidos às vidas dos cidadãos e às estruturas públicas. E é também de interesse aos setores privados e pessoas físicas, os quais são diretamente afetados por eventos relacionados às mudanças de nível do mar como o setor portuário, pesca, turismo e construção civil.

Para mitigar os impactos de forma eficaz, são necessárias estações de monitoramento do nível do mar ao longo das zonas costeiras do mundo com menor espaçamento possível entre si. Atualmente, isso não é viável devido aos altos custos que demandam um único marégrafo convencional, seja devido aos custos de obtenção, operação e manutenção do equipamento ou devido ao alto risco de sua perda, pois precisam estar diretamente sobre a água em tempo integral.

“Atualmente, a nossa empresa está em estágio de ideação com modelo de negócio bastante sólido. A startup já passou por competições de empreendedorismo, como a competição internacional Galileo Masters 2020, na qual fomos campeões da categoria universitária e estamos atualmente concorrendo como finalistas na categoria geral. Fomos também uma das startups melhor colocadas na Maratona de Empreendedorismo UFRGS 2020 na categoria ideação”, diz Felipe Nievinski criador da TideSat, e complementa informando que “o protótipo do sensor já foi desenvolvido e testado em campo por mais de dois anos, com estações no Brasil”.
O diferencial da TideSat é o fato de não precisar de estrutura física específica para ser mantido, reduzindo em até 90% os custos em relação aos marégrafos convencionais. Seu design simples permite que sua instalação seja feita por qualquer tipo de usuário e o processamento dos dados obtidos pelo equipamento serão processados na nuvem pela empresa.

O público alvo engloba todas as comunidades costeiras ao redor do mundo. O instrumento obtido pelo usuário premium é de fácil instalação e pode ser feito pelo próprio usuário. O acesso aos dados será via plataforma web e mobile, as quais poderão ser adaptadas para diferentes idiomas.

“O instrumento sensor será disponibilizado gratuitamente junto com a assinatura do plano, permitindo ao usuário instalar o equipamento onde ele desejar. Portanto, os clientes do nosso serviço poderão tanto ter sua própria estação de marégrafo via satélite quanto não ter nenhum instrumento e somente utilizar os dados de estações de interesse já existentes”, comenta Felipe.

“Temos apenas dois concorrentes diretos, que oferecem a mesma tecnologia. Um deles está situado nos EUA e o outro reside aqui no Brasil. No geral, nossos concorrentes oferecem produtos bastante especializados por um alto custo somente para obtenção do produto. O produto ainda demanda de estrutura física e manutenções que não são triviais, dependendo de equipes especializadas para realizar estas atividades e demandando ainda mais recurso financeiro”, afirma Nievinski.