Slide

Nosso projeto é voltado ao desenvolvimento do pensamento computacional nas escolas públicas do Rio Grande do Sul.

Sobre o CIARS

O projeto CIARS - Capacitação em Inteligência Artificial (IA) para o desenvolvimento do pensamento computacional nas escolas públicas do Rio Grande do Sul - é uma iniciativa pública cujo objetivo é pesquisar e construir materiais para escolas do estado que sejam específicos sobre essa tecnologia e suas aplicações. É uma iniciativa de extensão universitária, sem custos adicionais. A IA é uma tecnologia digital, um conjunto de técnicas e tecnologias de processamento de dados capazes de aprender, de criar novas relações de conhecimento com certa autonomia. Ela se tornou uma ferramenta usada tanto na vida pública, quanto na privada, em ferramentas de busca online, sugestão de conteúdos e criação de vídeos e imagens, além de ser a base para novas tecnologias, como sistemas de reconhecimento facial e contratos inteligentes, que estão rapidamente sendo adotados. Faz parte, portanto, do mundo digital, uma esfera social tecnológica que estende as nossas capacidades, e que traz uma série de novas competências necessárias para uma formação cidadã.

Nossa visão

A disseminação e popularização dos computadores pessoais, ferramentas e dispositivos digitais sempre conectados, tem tornado tais tecnologias parte integrante e necessária da vida profissional, cidadã e até mesmo privada. Muitas vezes, será por meio de um aplicativo, instalado em um dispositivo pessoal, que um cidadão irá trabalhar, se informar, ou se comunicar com amigos e familiares. Assim, para que se possa viver com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade, novas habilidades e competências digitais estão se tornando necessárias, exigindo novas propostas formativas.

A Inteligência Artificial (IA), campo que compreende algoritmos capazes de aprender, se adaptar e criar (ou aproximar) soluções para problemas não antevistos, é um fértil campo em expansão que tem permitido, de maneira autônoma, a análise de vastas quantidades de dados e sua correlação para descobrir relações e conhecimentos. Ela gera uma nova classe de algoritmos que permitem automatizar sistemas de controle e gerência de processos, criar sistemas de recomendação e interação natural, personalizar interfaces e conteúdos e até mesmo identificar rostos e imagens e gerar arte através de algoritmos de alta complexidade.

Sendo assim, o ensino da Inteligência Artificial na Educação Básica se propõe a compor uma formação integral na qual alunos de ensino médio tenham contato com e formem uma noção do que é uma IA, quais as suas capacidades e limites, quais benefícios, quais os malefícios dessa tecnologia, e onde eles poderão encontrá-la. A IA é uma tecnologia digital, um conjunto de técnicas e tecnologias de processamento de dados capazes de aprender, de criar novas relações de conhecimento com certa autonomia. Ela se tornou uma ferramenta usada tanto na vida pública, quanto na privada, em ferramentas de busca online, sugestão de conteúdos e criação de vídeos e imagens, além de ser a base para novas tecnologias, como sistemas de reconhecimento facial e contratos inteligentes, que estão rapidamente sendo adotados. Faz parte, portanto, do mundo digital, uma esfera social tecnológica que estende as nossas capacidades, e que traz uma série de novas competências necessárias para uma formação cidadã.