Notícias

Projeto Teleoftalmo

 

No dia 10/07, o Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES), em Porto Alegre, inaugurou o projeto Teleoftalmo-Olhar Gaúcho, na área de oftalmologia que permitirá atendimento à população, através de consultórios remotos.

O evento contou com a presença do  ministro da Saúde, Ricardo Barros e demais autoridades locais.

Consultório remoto da Restinga. Foto: Guilherme Longoni/PRAV

O projeto foi coordenado pelo Telessaúde-RS com o auxílio do Hospital Moinhos de Vento por meio do programa PROADI-SUS.  A tecnologia de comunicação por videoconferência, foi desenvolvida pelo laboratório do PRAV (Projetos em Áudio e Vídeo) [1] do Instituto de Informática da UFRGS[2].

O software de videoconferência criado pelo Laboratório do PRAV no Instituto de Informática da UFRGS é totalmente nacional, e permite a comunicação em alta definição e baixíssimo atraso entre o médico especialista no centro de controle e os pontos de atendimento remotos, possibilitando fazer exames detalhados de problemas oculares, com alta qualidade de transmissão.

“Segundo Valter Roesler, coordenador local da parte de videoconferência, “um grande diferencial do sistema é que o paciente se sente literalmente “atendido” por um médico, e todo o conforto de ter o médico presente é suprido pela videoconferência”.

A Secretaria Estadual da Saúde, acredita que essa novidade reduza a espera por atendimento na especialidade de oftalmologia, uma das mais procuradas pela população.  O projeto tem como objetivo redução significativa das filas de espera por atendimento oftalmológico.

Consultório remoto da Restinga.

Centro de controle no Telessaúde-RS. Foto: Guilherme Longoni/PRAV

[1] www.inf.ufrgs.br/prav [2] www.inf.ufrgs.br


Fontes:

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2017/07/projeto-teleoftalmo-iniciativa-de-atendimento-por-consultorio-remoto-e-inaugurado-na-restinga-9837831.html

http://farroupilha.rs.gov.br/novo/projeto-teleoftalmo-e-lancado-em-porto-alegre-e-farroupilha-tera-uma-unidade/