Sobre a Escola de Verão


O XVI ELAVIO (Escuela Latinoamericana de Verano en Investigación Operativa) será realizado de 5 a 10 de Fevereiro de 2012 no Hotel Vila Michelon em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. A Escola é organizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Institutos de Informática, Administração e Matemática), Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal do Pampa.


As Escolas promovem discussões em tópicos de fundamentos, aplicações e temas interdisciplinares relacionados a Pesquisa Operacional. Historicamente, os ELAVIOs contam com a participação de jovens pesquisadores, mestrandos e doutorandos da América Latina. Entretanto, representantes de outros países também são bem vindos. Estudantes com ótimo desempenho e experiência com pesquisa comprovada em Pesquisa Operacional podem candidatar-se para bolsas de estudo.


Os objetivos da Escola ELAVIO são:


1. Apresentar os princípios científicos e matemáticos fundamentais de Pesquisa Operacional para estudantes e pesquisadores;

2. Apresentar um panorama dos tópicos de pesquisa no estado da arte para pós-graduandos da América Latina;

3. Promover um fórum científico e tecnológico de discussões e intercâmbio entre investigadores de Pesquisa Operacional, fomentando oportunidades para estabelecer cooperações de longo prazo.


Os principais tópicos desta escola ELAVIO são:


1. Programação linear;

2. Programação inteira mista;

3. Programação não-linear;

4. Metaheurísticas;

5. Otimização de grafos;

6. Aplicações.


Os cursos serão oferecidos em inglês, espanhol e português.

Operations research challenges in an evolving world

5-10 February 2012.

Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves - RS - Brazil.