Armazenamento de documentos

Marilene Araújo Noronha

                          


Ambiente e arquitetura

O ambiente do aplicativo é definido por uma arquitetura do tipo Intranet, sendo utilizada a linguagem Java [SUN 96] para o desenvolvimento. Intranets consistem de uma rede local baseada num conjunto de protocolos Internet. Este tipo de arquitetura tem sido largamente utilizada como base para o desenvolvimento de sistemas de informação. Como os componentes envolvidos (protocolo Internet, linguagem Java, SQL) são baseados em padrões abertos, o uso de Intranets é bastante vantajoso pois garante o desenvolvimento de aplicativos independentes de plataforma. Outro aspecto importante deste tipo de arquitetura é que os aplicativos do tipo browser já são considerados componentes básicos de qualquer computador conectado a uma rede, de modo que a sua utilização está se disseminando cada vez mais, reduzindo assim o tempo dispendido no aprendizado deste tipo de interface para novos usuários.

Arquiteturas do tipo Intranet baseiam-se no princípio cliente-servidor, onde o elemento cliente consiste de um browser HTML estendido com applets escritos em Java. No lado do servidor ficam os servidores WWW e o de banco de dados.

A arquitetura do GDOC está ilustrada na figura 5.1. Sua composição é dada por três componentes principais: compondo o elemento servidor estão o servidor de banco de dados e o servidor de HTTP e, no lado cliente da arquitetura, está o WEB browser acrescido do applet Java que constitue o aplicativo propriamente dito.

A interface para visualização e autoria dos documentos é feita no WEB browser. Nesta interface, o usuário dispõe de um menu com as operações para manipulação dos documentos. Exemplos destas operações são recuperação de um documento da base de dados, criação de de um novo documento, edição, criação de uma nova versão, etc...

 

Figura 5.1 Arquitetura do GDOC

Quando uma operação é escolhida pelo usuário, é estabelecida uma comunicação entre o aplicativo cliente e os servidores, envolvendo os seguintes processos: o browser HTML envia a requisição desta operação para o servidor HTTP, que retorna o código Java correspondente a operação que será executada. A execução do código ocorre no lado cliente.

Por outro lado, é necessário uma comunicação entre o código Java e o servidor de banco de dados a fim de se obter e armazenar os dados referentes tanto à estrutura lógica quanto ao conteúdo do documento. O protocolo utilizado para esta comunicação com o banco de dados é o JDBC (Java Database Conectivity) [JEP 97]. O JDBC é um protocolo aberto que permite o desenvolvimento de aplicativos em Java independentes do servidor de banco de dados utilizado, através da utilização de drivers para um de banco de dados específico.

No desenvolvimento do protótipo foi utilizado o servidor de banco de dados SQL Server 6.5 da Microsoft com o driver FastForward, da empresa ConnectSoftware, para comunicaçao com o JDBC.