A World Wide Web conseguiu a conectividade global estimulando a transição de computadores de processadores do conhecimento para fontes de conhecimento. A explosão da popularidade da Web está associada a Hypertext Markup Language (HTML) e ao Hypertext Transfer Protocol (HTTP), que apresentam-se como um meio uniforme para distribuir acesso e recursos na rede e, traz novas oportunidades para criação de sofisticados softwares de aplicação.
Mas a Web e o seu software cliente são bastante deficientes para suportar interatividade com o usuário no uso da informação. Algumas restrições impostas pelo HTTP e HTML, criam verdadeira barreira para o desenvolvimento de aplicação complexas baseadas em processos interativos. Estas restrições poderiam ser solucionadas através de técnicas de design de páginas e uso da linguagem Java.
Estudos na área de Human Computer Interactions (HCI), têm mostrado a importância de interfaces amigáveis e intuitivas, como forma de aumentar a protudividade e a satisfação do usuário.
A avaliação prática da usabilidade é uma introdução para encontrar relação de custo-benefício, baixa sobrecarga cognitiva do usuário e métodos de baixo investimento para critérios de usabilidade de software. Estes métodos incluem 1) Heurísticas de Avaliação, 2) Observação de testes com usuários, 3) Programas de Instrumentação e 4) Questionários.
Pesquisas ainda precisam ser feitas para adaptar o conhecimento adquirido sobre a Usabilidade de interfaces para o Ambiente Web.
Considerando a complexidade das funcionalidades a serem implementadas dentro do projeto GDOC, com especial atenção para sua características de interoperabilidade entre os diversos módulos através do ambiente WEB, consideramos de fundamental importância o estudo de técnicas de modelagem interfaces no ambiente Web que possibilitem o uso de aplicações complexas com uma interface amigável e transparente para o usuário.
Referências Bibliográficas