15º Seminário de Pesquisa em Ontologias no Brasil – ONTOBRAS 2022

22 a 25 de Novembro de 2022 – 100% Virtual

Chamadas e datas importantes

Trilha Principal WTDO Tutoriais
Prazo para submissões 03 de agosto de 2022** 03 de agosto de 2022** 31 de julho de 2022**
Notificação aos autores 25 de setembro de 2022 25 de setembro de 2022 25 de setembro de 2022
Submissão da versão final 09 de outubro de 2022 09 de outubro de 2022 09 de outubro de 2022

** nova extensão de prazos

Sobre ONTOBRAS 2022

Ontologia é um campo interdisciplinar que estuda conceitos e teorias que dão embasamento para a construção de conceitualizações compartilhadas de domínios específicos. Em anos recentes, notamos um crescimento no interesse pela aplicação de ontologias para a solução de problemas de modelagem e classificação em diversas áreas como: Ciência da Computação, Ciência da Informação, Filosofia, Inteligência Artificial, Linguística, Gestão de Conhecimento, Web Semântica entre outras. 

O Seminário de Pesquisas em Ontologias do Brasil (ONTOBRAS) antevê uma oportunidade e provê um ambiente científico no qual pesquisadores e profissionais das áreas de Ciência da Informação e de Ciência da Computação podem trocar conhecimentos sobre teorias, metodologias, linguagens, ferramentas e experiências relacionadas à base teórica, ao desenvolvimento e aplicação de ontologias. Além disso, alunos de mestrado e doutorado cujas pesquisas estejam concentradas na área de Ontologias terão no Workshop de Teses e Dissertações em Ontologias (WTDO) um espaço especialmente voltado para discutir suas propostas com especialistas, receber feedback sobre questões metodológicas e desenvolver uma importante rede de contatos com a comunidade. Da mesma forma, por meio da Trilha Tutoriais alunos, profissionais e professores terão oportunidade de aprender técnicas de ferramentas de uso amplo da comunidade.

Em sua 15a edição, o ONTOBRAS 2022 é parte de uma tradição que vem desde 2005 no Brasil, e que foi definida pela Comunidade Brasileira de Ontologia como fórum único, altamente qualificado cientificamente, para apresentação e discussão de ontologias e casos de aplicação no Brasil. O WTDO encontra-se na sua 6a edição e vem se consolidando como um rico espaço de discussão entre pesquisadores de diferentes gerações, contribuindo para a expansão e renovação da comunidade de pesquisadores em Ontologias no Brasil. Neste ano, com a trilha de Tutoriais, todos os interessados terão a oportunidade de contato com técnicas e ferramentas de amplo e produtivo uso. 

Portanto, listamos de forma não exaustiva áreas e comunidades de pesquisa das quais esperamos receber submissões:

  • Modelagem conceitual: métodos e ferramentas conceituais para a representação formal de conceitos em ontologias.
  • Ciência da Informação: construção e utilização de taxonomias, thesauri, sistemas de organização de conhecimento, indexação de informação e outras aplicações.
  • Lógica e Raciocínio: linguagens e sistemas de representação formal aplicados à representação e raciocínio com ontologias.
  • Filosofia: aspectos filosóficos que embasam a modelagem ontológica, ontologias de topo, mereologia, essência e identidade, entre outros.
  • Engenharia de software: linguagens de representação de ontologias, arquitetura de sistemas, metodologias para desenvolvimento de sistemas baseados em ontologias.
  • Linguística e processamento de linguagem natural: extração de conceitos, determinação de significado.

Pesquisadores e profissionais estão convidados a submeter contribuições de pesquisas teóricas, técnicas e práticas que direta ou indiretamente lidem com as áreas listadas acima. São bem-vindos trabalhos abordando desde as fundações filosóficas e teóricas a novas tecnologias e aplicações inovadoras.

O 15º Seminário de Pesquisa em Ontologias no Brasil (ONTOBRAS 2022) e o 6º Workshop de Teses e Dissertações em Ontologias (WTDO 2022) serão gratuitos e realizados virtualmente durante os dias 22, 23, 24 e 25 de novembro de 2022.

Siga-nos

Siga o ONTOBRAS em sua rede social favorita e fique atualizado sobre todas as novidades.

    LinkedIn

    Twitter

    PesqOnto mailing list

    Facebook Group