Local 2020

Vitória – ES / Universidade Federal do Espírito Santo

O 13º ONTOBRAS será realizado no Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na cidade de Vitória, ES.

Atualização COVID-19

Temos monitorado a situação do COVID-19 e a expectativa é que o cenário atual de restrições de viagem, isolamento social e outras determinações a serem seguidas em prol da saúde de todos, continue por mais alguns meses. Além disso, as atividades presenciais na UFES, universidade que recebe o evento, continuam suspensas e a universidade se prepara para realizar ensino remoto até o final do ano. Desta forma, a Coordenação Geral e Comissão Organizadora do ONTOBRAS 2020 decidiram por reconfigurar o evento para um formato 100% virtual/online, sem nenhuma atividade presencial. Sem custos de viagem/hospedagem e com valores de inscrição compatíveis com o novo formato do evento, esperamos que mais pessoas possam participar do ONTOBRAS, enriquecendo as discussões em nossa comunidade de pesquisa. Em breve, mais informações sobre programação, inscrições, plataforma online em que o evento será realizado, etc. Então, reserve os dias 23 a 26/11 em sua agenda para participar do ONTOBRAS 2020 e, até lá, esperamos que você e seus familiares possam ficar em casa, com saúde! [20/08/2020]

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Fundada em 5 de maio de 1954, a UFES possui quatro campi universitários – em Goiabeiras e Maruípe, Vitória; e nos municípios de Alegre, no sul do Estado; e São Mateus, no norte capixaba – com uma área territorial total de 13,8 milhões de metros quadrados. Sua infraestrutura física global é de 302,5 mil metros quadrados de área construída.

A UFES oferece 103 cursos de graduação presencial, com um total de 5.004 vagas anuais. Na pós-graduação possui 47 cursos de mestrado acadêmico, nove de mestrado profissional e 26 de doutorado. Possui um quadro de 1.780 professores efetivos, 2.016 técnicos-administrativos, 19.997 estudantes matriculados na graduação presencial e 3.174 na pós-graduação. 

Sua sede administrativa central está localizada no campus universitário de Goiabeiras, em Vitória. Principal campus da UFES, concentra a maior parte dos cursos de graduação e de pós-graduação, os centros de ensino, laboratórios e projetos de extensão. Nele estão também os principais setores administrativos da universidade, como a Reitoria, pró-reitorias e secretarias. No campus de Goiabeiras circulam diariamente cerca de 25 mil pessoas, entre professores, estudantes e visitantes.

O campus abriga áreas de cultura e lazer, com galerias de arte, cantinas, cinema, editora de livros, teatro, livraria, Sistema de Bibliotecas e a Rádio Universitária. Possui ginásio de esportes, parque aquático e outros equipamentos esportivos, além de Centro de Línguas, agências bancárias, Observatório Astronômico e Planetário. O campus é cercado por uma área de manguezal mantida sob proteção ambiental.

(Fonte: Portal da UFES)

Vitória, Espírito Santo

A Ilha de Vitória é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 93,38 km². As paisagens da cidade encantam a quem chega, quer seja de avião, navio ou pela via terrestre. Sete pontes interligam a Ilha de Vitória ao continente.

A capital do Espírito Santo, com 355.875 habitantes conforme a estimativa de população do IBGE (2015), é o centro da Região Metropolitana, que congrega mais seis municípios – Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Vila Velha e Viana -, totalizando uma população estimada em 1,910 milhão. Está localizada estrategicamente na Região Sudeste, próxima dos grandes centros urbanos do país. 

Circundado pela Baía de Vitória e pelo estuário formado pelos rios Santa Maria, Marinho, Bubu e Aribiri, o município apresenta ilhas, encostas, enseadas, mangues e praias, elementos de grande recurso paisagístico.

A cidade é singular por suas belezas naturais, seus grupos culturais tradicionais, seu crescimento notável, sendo um destino turístico em ascensão. A cidade possui um espaço territorial propício para eventos e negócios, destacando-se a realização de esportes náuticos. Além disso, Vitória vem se preparando para oferecer cada vez mais serviços qualificados e diversificados.

(Fonte: Prefeitura de Vitória)