-
Quem Dera Você Estivesse Aqui: Encaixando Ontologias no Ecossistema da Basic Formal Ontology
John Beverley
Este tutorial é projetado para destacar a facilidade com que projetos de ontologia podem se encaixar no extenso ecossistema da Ontologia Formal Básica. Os participantes irão adquirir habilidade para aplicar classes e relações da BFO a uma variedade de problemas práticos de modelagem, mantendo conformidade com os padrões de design da BFO. Os tópicos abordados incluirão:
Construção e aplicação de padrões de design conforme à BFO.
Tradução de linguagem natural para terminologia conforme à BFO.
Barreiras de proteção para a população descendente da BFO.
Aplicação da estratégia “meio a meio”, ou seja, construção de cima para baixo e de baixo para cima simultaneamente.
Uso da BFO e extensões – como as encontradas na Fundição de Ontologias Biológicas e Biomédicas Abertas, na Fundição de Ontologias Industriais e na suíte de Ontologias do Núcleo Comum.
Comparação de pontos de escolha de modelagem da BFO com aqueles encontrados em outras arquiteturas de ontologia de alto nível.
DevOps para ontologias baseadas na BFO usando SPARQL, SHACL e ROBOT.
Este tutorial visa cultivar competência com as estratégias de engenharia de ontologia atuais baseadas na BFO, além de promover habilidades na construção, manutenção e curadoria de ontologias em um fluxo de trabalho moderno.
-
Objetos em um Mundo de Processos
Antony Galton
Apesar da aceitação de longa data de objetos (substâncias aristotélicas) como os principais constituintes do mundo, houve uma corrente recorrente de argumentação segundo a qual esse papel deveria ser desempenhado por processos. Se essa visão alternativa for aceita, então o status dos objetos se torna problemático, e algumas pessoas interpretaram isso como indicativo de que a visão orientada a processos não pode ser sustentada. Neste tutorial, revisarei alguns dos argumentos a favor e contra a primazia dos processos, e discutirei algumas sugestões que foram feitas sobre como os objetos podem ser tratados se os processos forem considerados primários.
-
Desenvolvendo Ontologias Bem-Fundamentadas na Linguagem Textual Tonto
Matheus Lenke and Prof. João Paulo Almeida
As linguagens diagramáticas e textuais diferem significativamente em relação à experiência que oferecem aos seus usuários. Enquanto as linguagens diagramáticas utilizam variáveis visuais para melhorar a comunicação e a resolução de problemas, as linguagens textuais facilitam significativamente uma gama de tarefas, como controle de versão, edição de modelos, “merging” de modelos, “parsing”, etc. Neste tutorial, exploraremos a nova linguagem textual Tonto, voltada para ontologias baseadas em UFO, cujos construtos espelham os da linguagem OntoUML. Exploraremos as capacidades do editor de Tonto que foi desenvolvido como uma extensão do VS Code. O editor oferece verificação de sintaxe, “syntax highlight”, “autocomplete”, geração de OWL, gerenciamento de pacotes, etc.
