Papagaio

Status: Em desenvolvimento

Participantes: Eduardo Fantini, Thiago Lermen e Vitor Caruso

Ferramentas: Python, PyTorch, Bibliotecas: Music21 e Pandas

A música reconstitui a linguagem como uma sequência temporal de sons articulados. Elas dizem algo, geralmente algo humano.

Embora, existam diferenças cruciais entre linguagem e música. Ainda podemos descrevê-la como uma sequência de símbolos na forma mais simples de compreensão. Traduzindo algo complexo em algo mais simples, mas utilizável por modelos computacionais.

Assim, o objetivo deste projeto é estabelecer uma comunicação entre o humano, que entende a música da forma mais intensa que o cérebro pode interpretar através da informação, e a máquina.

Vamos criar um modelo que pode gerar música com base nas informações de entrada, ou seja, gerar uma sequência de sons que estão relacionados de alguma forma com os sons passados ​​como entrada.

Usaremos métodos de Processamento de Linguagem Natural (PLN), observando a música como se fosse uma linguagem, abstraindo-a. Fazendo isso, a máquina pode reconhecer e processar dados semelhantes.

Na primeira etapa, usaremos técnicas de geração de texto, utilizando Redes Neurais Recorrentes (RNNs) e Memórias de Longo Prazo (LSTMs). Com a eficácia do treinamento, mesmo que seja razoável, faremos a mesma implementação usando modelos específicos como Transformers.

Veja o github desse projeto →