Pinguim

Status: Em desenvolvimento

Participantes: Bruno Zimmermann, Heric Rodrigues, João Pedro Silva, Jordi Pujol, Nicolle Favero, Matheus Almeida e Victória Duarte

Ferramentas: Javascript, HTML, CSS, WebAssembly e Rust

O projeto Pinguim foi criado em 2021 e tem como propósito reformular os simuladores de máquinas teóricas utilizadas na disciplina de Teoria da Computação.

A disciplina estuda os limites da computabilidade. Sendo utilizadas máquinas teóricas, com capacidade de realizar o mesmo que um computador atual, porém de forma mais simplificada. Tais máquinas teóricas rementem aos primeiros modelos de computação, que mais se aproximavam da arquitetura de computadores digitais. Atualmente o projeto desenvolve a Máquina de Turing, o Cálculo Lambda e a Máquina Norma.

Portanto, os simuladores se inserem como importantes ferramentas de auxílio na disciplina para os alunos testarem e validarem seus conhecimentos na elaboração e implementação dos seus algoritmos.

O time que desenvolve o projeto mantém contato com o professor que ministra a disciplina no Instituto de Informática e, com isso, sempre verifica se os objetivos do time e do professor estão alinhados.

O projeto tem como objetivo final entregar uma interface mais amigável, com uma melhor performance, além de trazer funcionalidades que facilitem o desenvolvimento e programação dentro desses simuladores.

Aprenda mais sobre Rust →