Professoras: Carla Dal Sasso Freitas e Luciana Nedel
Pré-Requisitos: –
Carga Horária: 60 hs
Créditos: 4
SÚMULA:
Fundamentos de realidade virtual e aumentada, técnicas de interação 2D e 3D. Introdução à visualização de informações e “visual analytics”. Fundamentos: tipos de dados, taxonomias de tarefas, conceitos de percepção e cognição, técnicas de análise de dados. Fundamentos, técnicas e avaliação de visualização imersiva de dados. Estudos de caso.
OBJETIVOS:
Esta disciplina explora o tema apresentando os conceitos básicos envolvidos na concepção de técnicas de visualização imersiva de dados, a saber, categorização de dados e tarefas de usuários, aspectos de percepção relevantes nesse contexto e técnicas de interação em ambientes imersivos. A disciplina busca, ainda, fornecer o conhecimento básico para o desenvolvimento de técnicas interativas de visualização de informações e de análise visual no contexto imersivo proporcionado pela realidade virtual e aumentada.
A disciplina é dirigida a estudantes das áreas de interação, computação gráfica, visualização e todos aqueles interessados no desenvolvimento de aplicações computacionais 3D interativas.
Ao final da disciplina espera-se que os alunos tenham condições de:
1. Conhecer os fundamentos das áreas de visualização de informações, realidade virtual e aumentada, e interação 3D.
2. Elaborar e executar uma proposta de visualização para um problema prático no contexto da disciplina.
METODOLOGIA:
Cerca de 50% das aulas serão teórico-expositivas, contando com a participação eventual de palestrantes convidados. No restante das aulas os alunos desenvolverão trabalhos práticos. Os assuntos apresentados são complementados e reforçados através da realização de exercícios extra-classe e da sua inclusão no trabalho final da disciplina.
EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM:
Aulas práticas em laboratório.
Especificação e desenvolvimento de um projeto de médio prazo envolvendo visualização imersiva.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará através da participação em aula (incluindo teóricas e práticas), bem como pelo desempenho nas várias etapas de desenvolvimento do trabalho prático. A nota final (NF) de cada aluno será dada considerando-se sua participação em aula (AU), a execução das tarefas solicitadas (TA) e o trabalho final (TF), obedecendo à seguinte equação:
NF = (AU+TA) * 0,10 + TF * 0,90
O trabalho será avaliado de acordo com a entrega dos resultados parciais. A nota será calculada com duas (2) casas decimais, e posteriormente arredondada para uma casa decimal. Será considerado aprovado o aluno que obtiver frequência >= 75%, Média >= 6.0, conjuntamente. O conceito final será dado da seguinte forma:
A: Média >= 9.0
B: 7.5 >= Média < 9.0
C: 6.0 >= Média < 7.5
Será considerado reprovado o aluno que tiver frequência < 75%, ou Média < 6.0. Neste caso, o conceito será:
D: Freq >= 75%
FF: Freq < 75%
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PREVISTAS:
A atividade de recuperação consistirá na re-execução de uma parte do projeto final.
BIBLIOGRAFIA:
Básica:
Complementar: