Dissertação de Camil Samer Zahlan Redwan

Aluno: Camil Samer Zahlan Redwan
Orientadora:
Profª. Drª. Ana Lucia Cetertich Bazzan

Título: Caracterização de redes de transporte por meio de uma métrica de entropia

Linha de pesquisa: Planejamento, Sistemas Multiagentes e Robótica

Data: 17/07/2020
Horário: 8h

Esta banca ocorrerá excepcionalmente de forma totalmente remota. Interessados em assistir a defesa poderão acessar a sala virtual através do link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/00099166

Banca Examinadora:
– Prof. Dr. Bruno Castro da Silva (UFRGS – por videoconferência)
– Prof. Dr. André Luiz Barbosa Nunes da Cunha (USP – por videoconferência)
– Prof. Dr. Roberto da Silva (UFRGS – por videoconferência)

Presidente da Banca: Profª. Drª. Ana Lucia Cetertich Bazzan

Resumo: Redes de transporte descrevem localidades de uma região e possibilidades de viagens entre essas localidades. Cada rede possui uma demanda de viagens que induz tráfego pela rede. Essas redes são tradicionalmente modeladas como redes complexas e são objeto de estudo da Geografia, Economia e Engenharia de tráfego. Em geral, essas redes tendem a ser analisadas por meio de ferramentas da área de redes complexas dentre as quais há métricas que representam numericamente propriedades espaciais das redes tais como conectividade e acessibilidade. Ocorre que o estudo dessas redes por meio dessas ferramentas possui o viés de relegar a segundo plano a interação entre uma rede e sua demanda de viagens; a título de exemplo, o congestionamento é um dos resultados mais claros dessa interação, mas não é apropriadamente considerado pelas ferramentas de redes complexas. A abordagem proposta nesta dissertação consiste em formular uma métrica de entropia para redes de transporte que considere a interação entre a rede e sua demanda de viagens. Essa métrica objetiva representar numericamente a imprecisão das percepções dos viajantes de uma rede de transporte como meio de caracterizar a interação entre uma rede e sua demanda de viagens. A abordagem proposta está dividida em três etapas: (i) amostragem de possíveis distribuições de tráfego induzidas pela demanda de viagens; (ii) organização dos dados da amostra por meio de um modelo de escolha de rotas; e (iii) quantificação dos incentivos desse modelo pelo cálculo da sua entropia. Avaliam-se as entropias de algumas redes de transporte da literatura para se avaliar a aplicabilidade dessa métrica para se fornecer informações úteis aos projetistas dessas redes, tais como a dificuldade de se solucionar o problema da alocação do tráfego, o qual consiste em conciliar a demanda e oferta de tráfego numa rede de transporte. As evidências indicam que a métrica de entropia se distingue como métrica que não depende somente das propriedades espaciais de uma rede de transporte e pode ser útil para identificar e comparar regiões de uma rede de transporte para as quais maior esforço seja exigido para conciliar a demanda de viagens e a rede.

Palavras-chave: Redes de transporte. Problema da alocação do tráfego. Entropia.