Dissertação de Mestrado de Diego Alessandro Pereira dos Santos

Linha de Pesquisa: Modelagem de Dados e Processos de Negócios

Data: 09/12/2022
Horário: 09h
Local: Esta banca ocorrerá em formato híbrido, na Sala 215 do Prédio 43412 do Instituto de Informática da UFRGS e através do link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/00002511 .

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Silvia de Castro Bertagnolli (IFRS)
Profa. Dra. Raquel Salcedo Gomes (UFRGS)
Prof. Dr. Leandro Krug Wives (UFRGS)

Presidente da Banca: Prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira

Resumo: Ambientes de educação híbrida são aqueles que combinam instrução presencial com instrução mediada por computador, e tem ganhado espaço nos meios de discussão sobre novas metodologias educacionais. Vários benefícios são observados na utilização dessa metodologia, dentre eles: aumento do desempenho acadêmico e das habilidades sociais dos estudantes, aumento da flexibilidade de ensino e aprendizagem, aumento da satisfação do estudante, diminuição das taxas de evasão e aumento da retenção escolar. O papel das TICs é central nesse cenário, podendo colaborar com o que se chama aprendizagem ubíqua, ou seja, um ambiente de aprendizado diário que fornece conteúdo e interação a qualquer hora e lugar aos alunos. Sistemas de recomendação são muito úteis nesses ambientes, provendo a sugestão de conteúdos e atividades de forma personalizada aos usuários. Neste contexto, este trabalho propõe um modelo para recomendação de atividades de aprendizagem em um ambiente de educação híbrida. Para avaliar o modelo, foram utilizadas regras SWRL através do motor de inferência Pellet. A abordagem foi avaliada através de um estudo de caso que representa a situação de um aluno em um ambiente de educação híbrida, com diversas opções de atividades, em que as escolhas podem variar de acordo com o seu perfil educacional e administrativo, além do seu contexto atual. Então, as regras de recomendação são executadas, tendo como resultado a sugestão de atividade para o aluno. Assim, foi apresentada a verificação da abordagem proposta, possibilitando a reprodução dos procedimentos e testes realizados.

Palavras-chave: Sistemas de Recomendação. Ontologias. Educação Híbrida.