Português English
Contato
Publicado em: 17/12/2020

Aluno do PPGC foi premiado em evento

João Gross e o Prof. Cláudio Geyer apresentaram o artigo no 12º SBCUP e foram premiados com o melhor artigo do evento

Durante o 12º Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva (SBCUP 2020), evento satélite integrante da programação do XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2020), João Luiz Grave Gross que recentemente defendeu sua dissertação de mestrado em abril de 2020 pelo PPGC da UFRGS, com a orientação do Prof. Cláudio Fernando Resin Geyer, apresentou o artigo intitulado “A cost efficient model for minimizing energy consumption and processing time for IoT tasks in a Mobile Edge Computing environment” que recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho do evento.

O artigo que integrou a “Sessão Técnica 1 – Internet das Coisas”, foi uma síntese da dissertação do aluno, que propõe um modelo de minimização energia consumida e tempo de conclusão de tarefas para uma arquitetura de três camadas, que engloba dispositivos IoT/dispositivos de usuário (bottom layer), servidores de borda (intermediate layer) e servidores de nuvem (top layer). Toda vez que uma tarefa é criada por algum dispositivo móvel (IoT) o algoritmo de escalonamento do sistema verifica inicialmente a disponibilidade de recursos de hardware locais, e periféricos (na borda da rede) e na nuvem. Além disso são calculados os custos de consumo energético, tempos processamento e transferência de dados para cada camada. O menor custo calculado dentre as três camadas da arquitetura define o local onde a tarefa será executada. Essa abordagem permitiu reduzir o consumo energético global do sistema e a correta conclusão das tarefas antes do tempo máximo permitido. Assim, o sistema tornou-se mais sustentável e não impactou a experiência do usuário.

No total, foram apresentados 22 trabalhos, com eixos temáticos que englobaram os temas: Mobilidade e computação na borda, Aplicações e Visão computacional, Redes e Computação Móvel.

“Foi com muita felicidade que recebemos a notícia de termos sido escolhidos pela comissão para melhor artigo do evento. Isso demonstra o reconhecimento da academia sobre a relevância do tema, bem como sobre a qualidade do artigo. É uma importante conquista que reforça nossa visão de que estamos no caminho certo”, finalizou João Gross.