Português English
Contato
Publicado em: 23/10/2009

Edital – Mestrado Acadêmico – 2010/1

Edital para Seleção ao Mestrado em Ciência da Computação

Ingresso em março de 2010

Este edital estabelece as condições, prazos e procedimentos para a seleção de candidatos ao ingresso no curso de Mestrado em Ciência da Computação oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

I. Procedimentos de seleção

Art. 1º. A seleção será conduzida pela Comissão de Pós-Graduação do PPGC, que atuará como comissão de seleção, tendo responsabilidade plena na elaboração da lista final de candidatos selecionados e no julgamento de quaisquer recursos.

Art. 2º. O candidato deve selecionar uma ou mais linhas de pesquisa de interesse, indicando-as no campo apropriado do formulário de inscrição, em ordem de preferência. Adicionalmente, o candidato pode indicar ainda uma lista ordenada dos orientadores de sua preferência, baseada na(s) área(s) de pesquisa pretendida(s) e em um eventual conhecimento prévio dos orientadores e de seu trabalho.

Art. 3º. A Comissão de Pós-Graduação considerará os seguintes critérios na elaboração da lista de candidatos selecionados: 1) bom desempenho acadêmico avaliado mediante análise do Histórico Escolar da graduação; 2) experiência profissional, atividades de iniciação científica e trabalhos anteriores avaliados mediante análise de Curriculum Vitae e de cartas de recomendação; 3) adequação do perfil dos candidatos aos grupos de pesquisa; 4) a nota obtida pelo candidato no exame nacional POSCOMP deverá ser maior do que a nota média nacional

§ 1º – Na apreciação da nota obtida no POSCOMP por candidatos com formação em graduação em áreas distintas da Ciência da Computação, a Comissão de Pós-Graduação poderá, a seu critério e por recomendação de grupos de pesquisa interessados, considerar apenas um sub-conjunto das questões propostas no exame. Este sub-conjunto incluirá, necessariamente, pelo menos as questões de Matemática e de aspectos fundamentais da Computação.

§ 2º – Para a elaboração da lista final de selecionados, a Comissão de Pós-Graduação se baseará em listas preliminares propostas pelos grupos de pesquisa

II. Vagas

Art. 4º. As vagas oferecidas para o curso de mestrado com ingresso em março de 2010 foram distribuídas por linha de pesquisa proporcionalmente a capacidade de orientação do Programa de Pós-Graduação em Computação conforme o quadro a seguir:

Linha de Pesquisa Número Máximo de Vagas
Arquitetura e Projeto de Sistemas Computacionais 08
Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Interação 20
Engenharia de Software 15
Fundamentos da Computação 14
Inteligência Artificial 24
Microeletrônica 12
Modelagem Conceitual e Bancos de Dados 14
Processamento Paralelo e Distribuído 08
Redes de Computadores 09
Sistemas Embarcados 12
Teste e Confiabilidade de Sistemas Integrados de Hardware e Software 08
Tolerância a Falhas Nenhuma
TV Digital 08

Observação: não havendo candidatos habilitados em número suficiente para o preenchimento das vagas de determinada linha de pesquisa as vagas remanescentes não serão preenchidas

III. Calendário

Art. 5º. O processo de seleção seguirá o seguinte calendário:

  • 26/10/2009 a 27/11/2009 – Período de inscrições
  • 14/12/2009 – Divulgação dos selecionados
  • 14/12/2009 a 18/12/2009 – Período para apresentação de recursos
  • 08/01/2010 – Data limite para confirmação de ingresso
  • 22/01/2010 – Divulgação de selecionados em segunda chamada
  • 29/01/2010 – Data limite para confirmação de ingresso em segunda chamada
  • 01/03/2010 – Divulgação de selecionados em terceira chamada
  • 08/03/2010 – Data limite para confirmação de ingresso em terceira chamada


IV. Procedimentos para Inscrição

Art. 6º. As inscrições para ingresso em março de 2010 serão feitas exclusivamente pelo sistema de inscrição on-line disponível no site do PPGC (http://ppgc.inf.ufrgs.br). Além do preenchimento dos campos do formulário será necessário anexar, através do sistema de inscrição, arquivos com cópias digitalizadas dos seguintes documentos:

  1. Diploma de graduação ou atestado de que está concluindo a graduação
  2. Histórico Escolar completo do curso de graduação.
  3. Curriculum Vitae Lattes do CNPq. Alternativamente pode ser usado o seguinte modelo.
  4. Uma fotografia 3×4;
  5. Documento de identidade oficial e CPF;
  6. Declaração de interesse do empregador (se for o caso)

Ao preencher o formulário online de inscrições o candidato será solicitado a informar o contato de até duas pessoas que fornecerão cartas de referência.

V. Taxa de inscrição

Art. 7º. O candidato deve pagar taxa de inscrição de R$ 70,00 (setenta reais). A Guia de Recolhimento da União (GRU) e instruções para o seu correto preenchimento encontram-se disponíveis no sistema on-line de inscrições.

Art. 8º. Os candidatos que necessitarem de isenção de taxa deverão enviar à Secretaria do PPGC, até o dia 20/10/2009, requerimento específico, disponível no sistema online de inscrições, contendo os seguintes documentos:

  • Carta de Justificativa para pedido de isenção;
  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de renda do candidato e de seus pais que atestem a necessidade de isenção.

Endereço da Secretaria do PPGC:

UFRGS – Programa de Pós-Graduação em Computação
Caixa Postal 15064
CEP 91501-970
Porto Alegre, RS
BRASIL

VI. Outras disposições

Art. 9º. A seleção é válida apenas para o ingresso em março de 2010, não sendo possível adiar o ingresso para anos posteriores. Candidatos que não confirmarem seu ingresso até a data limite estipulada neste Edital perderão direito à vaga.

§ 1º – A Comissão de Pós-Graduação, até as datas estipuladas no calendário no Art.6º, divulgará segunda e terceira chamadas, com a seleção de novos candidatos para substituir aqueles que não confirmarem seu ingresso. A seleção destes novos candidatos seguirá os mesmos procedimentos estabelecidos na Parte I deste edital..

Art. 10º. Informações sobre as linhas de pesquisa do PPGC e sobre os temas de pesquisa de seus orientadores podem ser encontradas na página eletrônica do programa, no endereço http://ppgc.inf.ufrgs.br.

Art. 11º. Outras informações úteis sobre o processo de seleção serão divulgadas através da página eletrônica do PPGC, no endereço http://ppgc.inf.ufrgs.br.

Art. 12º. A vigência deste edital se encerra no dia 09/03/2010

 

Porto Alegre, 25 de setembro de 2009