Português English
Contato
Publicado em: 17/12/2020

Ex-doutorando do INF recebe premiação

HCPA/UFRGS conquista 2º lugar em inovação com o programa de computador para gestão hospitalar

01-banner-inf-2-1024x744

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA da UFRGS foi agraciado com o 2º lugar no concurso de Inovação no Setor Público com o desenvolvimento do programa de computador ProScheduleSolver – Geração de escalas para profissionais da saúde.

O software é o resultado de um projeto de pesquisa vinculado ao PPGC do INF, que integrou a tese de doutorado do aluno Toni Wickert e contou com a participação do médico Márcio Manozzo Boniatti do HCPA na realização de testes e validações do software. Toni é funcionário na área de TI do hospital e concluiu seu doutorado em 2019.

Além desta premiação, o doutorado de Wickert resultou na terceira melhor tese de doutorado em computação do CTD/CSBC defendida no ano de 2019, registro de software no INPI e o licenciamento do software pelo HCPA, rendendo recursos para o INF, UFRGS e autores.

A 24ª edição do Concurso Inovação no Setor Público iniciou em fevereiro, quando quase 400 iniciativas foram inscritas. Destas, 296 foram classificadas. Em julho uma lista de 18 iniciativas foram selecionadas para a final, sendo 6 de cada uma das três categorias do concurso. Em outubro as 18 iniciativas foram apresentadas oralmente num evento virtual.

O novo sistema faz a geração automática de escalas para profissionais da saúde. Com uma entrada configurável de dados, é possível adaptar a escala para vários cenários do hospital. Entre eles, configuração das áreas onde serão alocados os profissionais, configuração de turnos e feriados, inserção dos profissionais bem como suas cargas horárias e preferências.

Os autores do software licenciado são a professora Luciana Salete Buriol, Alberto Francisco Kummer Neto e Toni Wickert pela UFRGS; Márcio Manozzo Boniatti, médico e Toni Wickert, analista de tecnologia da informação pelo HCPA.

Confira mais detalhes sobre a premiação do 24º concurso Inovação no Setor Público neste link.