Português English
Contato
Publicado em: 27/05/2021

Prof. Gastal listado em ranking internacional

O ranking internacional foi definido entre o período de 2011 a 2020.

ai2000-

O professor do Instituto de Informática da UFRGS, Eduardo Simões Lopes Gastal, foi incluído em um ranking internacional como o 4º pesquisador mais influente em Computação Gráfica da última década (AI 2000 Computer Graphics Most Influentials Scholars). Este ranking foi elaborado pela ArnetMiner, ligada a Universidade de Tsinghua, na China. O ArnetMiner é um serviço online gratuito, utilizado para indexar, pesquisar e extrair informações de grandes volumes de dados científicos. O sistema indexou mais de 133 milhões de perfis de especialistas e 280 milhões de publicações, estando em operação na web desde 2006 e foi visitado por mais de 10 milhões de acessos IP independentes de mais de 220 países e regiões.

Os Top -10 “Acadêmicos Mais Influentes da AI 2000” em 2021 são os pesquisadores mais citados em suas respectivas áreas nos últimos 10 anos, compreendidos entre 2011 a 2020. Mais de 90 pesquisadores foram reconhecidos com a “Menção Honrosa de Acadêmicos Mais Influentes da AI 2000”. Para a área de Computação Gráfica, o critério para seleção foi feito considerando apenas referências (i.e., citações) a artigos publicados na conferência ACM SIGGRAPH e na Revista ACM Transactions on Graphics, que são, respectivamente, a conferência e o periódico mais importantes da área, que publicaram 6225 artigos de autoria de 5103 acadêmicos no período citado.

Além de Computação Gráfica, a lista abrange outras 19 subáreas, incluindo AAAI / IJCAI, Aprendizado de Máquina, Visão Computacional, Processamento de Linguagem Natural, Robótica, Engenharia do Conhecimento, Reconhecimento de Fala, Mineração de Dados, Recuperação e Recomendação de Informações, Bancos de Dados, Interação Humano-Computador, Multimídia, Visualização, Segurança e Privacidade, Redes de Computadores, Sistemas de Computadores, Teoria da Computação, Tecnologia de Chip e Internet das Coisas.

Ocupando o 4º lugar, o Prof. Eduardo Gastal foi o único pesquisador atuante no Brasil a estar inserido na lista em 2021, que o posiciona como um expoente da área, e mais uma vez, evidencia a excelência das nossas universidades federais.

A lista completa dos pesquisadores destacados como os mais influentes em Computação Gráfica encontra-se disponível aqui.