Português English
Contato
Publicado em: 12/05/2020

Professor do PPGC entre os 100 mais influentes em CG

O ranking internacional elaborado pela ArnetMiner considera os últimos 10 anos

O professor Titular do Instituto de Informática da UFRGS, Manuel Menezes de Oliveira Neto, foi incluído em um ranking internacional como um dos pesquisadores mais influentes em Computação Gráfica (AI 2000 Computer Graphics Most Influential Scholars). Este ranking foi elaborado pela ArnetMiner, ligada a Universidade de Tsinghua, na China. O ArnetMiner é um serviço online gratuito, utilizado para indexar, pesquisar e extrair grandes dados científicos. O sistema indexa mais de 133 milhões de perfis de especialistas e 270 milhões de publicações, estando em operação na web desde 2006 e foi visitado por mais de 10 milhões de acessos IP independentes de mais de 220 países e regiões.

Os acadêmicos mais influentes em 2020 são os pesquisadores mais citados em suas respectivas áreas nos últimos 10 anos, compreendido entre 2009 a 2019. Os 100 pesquisadores eleitos são reconhecidos com a “Menção Honrosa dos Acadêmicos Mais Influentes da AI 2000”. O critério para seleção foi feito considerando apenas referências (i.e., citações) a artigos publicados na conferência ACM SIGGRAPH e na Revista ACM Transactions on Graphics, que são, respectivamente, a conferência e o periódico mais importantes da área.

A lista abrange 20 subáreas, incluindo AAAI / IJCAI, Aprendizado de Máquina, Visão Computacional, Processamento de Linguagem Natural, Robótica, Engenharia do Conhecimento, Reconhecimento de Fala, Mineração de Dados, Recuperação e Recomendação de Informações, Bancos de Dados, Interação Humano-Computador, Computação Gráfica, Multimídia, Visualização, Segurança e Privacidade, Redes de Computadores, Sistemas de Computadores, Teoria da Computação, Tecnologia de Chip e Internet das Coisas.

Ocupando o 62º lugar, Manuel Menezes foi o único pesquisador atuante no Brasil a estar inserido na lista, que o posiciona como um exponente da área, e mais uma vez, evidencia a excelência das nossas universidades federais. “Fazer parte desse ranking é algo gratificante e um grande estímulo, por se tratar de uma avaliação internacional, que utiliza um critério objetivo e muito seletivo”, menciona Menezes, ressaltando que “trata-se de um importante reconhecimento profissional, pelo qual me sinto bastante honrado e cujo mérito é compartilhado por todos os meus co-autores, em particular pelos alunos que tive o privilégio de orientar no Instituto de Informática da UFRGS”.

A lista completa dos pesquisadores eleitos dentre os mais influentes em Computação Gráfica encontra-se disponível aqui.