Português English
Contato
Publicado em: 12/05/2020

Ferramentas para análise visual de dados da COVID-19

O site CoronaVis auxilia na compreensão dos dados sobre o novo coronavírus

Você sabe o que é análise visual de dados? Trata-se de uma tecnologia que transforma dados em gráficos visuais e dinâmicos que dão significado as informações coletadas, auxiliando o espectador na interpretação e compreensão dos dados, fazendo com que ele obtenha mais informações em menos tempo ao absorver tudo que está disponível em tempo útil.

Para auxiliar na rápida assimilação dos dados que rapidamente mudam sobre o avanço do novo Coronavírus no mundo, o Professor Titular do Instituto de Informática da UFRGS, João Luiz Dihl Comba, juntamente com um grupo de alunos, estão trabalhado com análise visual dos dados do COVID-19. O grupo criou um Heatmap com dados atualizados sobre a doença em vários países e também um dashboard com dados do Brasil, seus Estados e Municípios. “Por enquanto, o dashboard funciona apenas para Desktops, preferencialmente, no Navegador da Web Google Chrome”, ressalta o professor João Comba.

Neste momento em que a doença tem se alastrado rapidamente, um grande diferencial do sistema é o heatmap que permite uma comparação visual da evolução do número de casos e óbitos. “Com isso, é possível identificar similaridades na evolução da pandemia entre países. O dashboard que inclui os dados dos Estados e Municípios, permite uma análise mais consistente”, explica João.

De acordo com Comba, este é um trabalho em andamento, por isso, “gostaríamos bastante de receber feedbacks e sugestões de docentes, discentes e da população em geral”, reforça o professor, que completa, “na última atualização, criamos um site para divulgar as ferramentas que estamos desenvolvendo. Fizemos várias melhorias nas nossas ferramentas de análise e devemos estar subindo outras até o final desta semana. No site, é possível enviar sugestões, relatos de erros, análises relacionadas às ferramentas e dashboards desenvolvidos”.