Português English
Contato
Publicado em: 07/07/2022

Projeto Mosquitoramento

Equipe da UFRGS recebe o prêmio de campeão latinoamericano da IEEE CASS Student Design Competition

AIdentify

A IEEE CASS Student Design Competition é uma competição mundial onde estudantes de graduação sugerem e executam projetos em engenharia elétrica e áreas afins. O foco deve ser encontrar uma solução para um problema da vida real com base em circuitos e sistemas. A competição ocorre em três fases, a primeira em nível de capítulo, a segunda em nível regional (América Latina) e uma final em nível mundial.

A equipe da UFRGS, coordenada pelo Instituto de Informática, apresentou o projeto “Mosquitoramento”, um sistema de baixo custo para detecção de mosquitos da espécie Aedes aegypti por meio de áudio, e se classificou em primeiro lugar nas primeiras etapas, tendo sido a campeã do capítulo Rio Grande do Sul e da região IEEE R9, que compreende toda a América Latina, assim se classificando para a terceira e última etapa.

Os alunos Eduardo Peretto (Ciência da Computação), Lucas Dal Castel (Eng. Elétrica), Luiz Felipe de Moura (Eng. de Cont. e Automação) e Mateus Schein (Eng. de Cont. e Automação) representaram a equipe apresentando um pitch com demonstração e respondendo perguntas de uma banca internacional. Contudo, venceu o projeto “A PPG-based Real-time Identification System for Shared Devices”, do capítulo de Shanghai, China. Assim, o INF e a UFRGS, em sua primeira participação da competição, receberam o prêmio de 2021-2022 IEEE CASS Student Design Competition Latin America Runner-up.

A equipe completa da UFRGS é composta por Brayan Barbosa (Biomedicina), Eduardo Peretto (Ciência da Computação), Lucas Dal Castel (Eng. Elétrica), Luiz Felipe de Moura (Eng. de Cont. e Automação) e Mateus Schein (Eng. de Cont. e Automação) e coordenada pelos professores José Rodrigo Azambuja (INF), Mariana Mendoza (INF) e Weverton Cordeiro (INF).