O Mestrado Profissional em Ensino de Computação para Educação Básica (PROFCOMP) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Computação, em Rede Nacional, que segue o Programa Profissional para Professores da Educação Básica (PROEB/CAPES). Ele tem como objetivo proporcionar formação em Educação em Computação, de forma aprofundada e relevante, lastreada em pesquisa científica, tendo como público alvo professores em exercício na rede pública da educação básica visando dar ao egresso o título de Mestre, com a qualificação certificada para o Ensino de Computação para Educação Básica.
O Programa de Pós-Graduação ProfComp UFRGS – Mestrado Profissional em Ensino de Computação para Educação Básica, vinculado ao Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é um Núcleo oi Instituição Associada (IA) do programa em rede PROFCOMP, com abrangência nacional, que tem como instituição coordenadora a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O ProfComp UFRGS organiza-se pelas normas da pós-graduação stricto sensu da UFRGS, pelas normas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e do Conselho Universitário (CONSUN) e pelo Regimento Geral do PROFCOMP.
A inserção da Computação na BNCC envolve habilidades que devem ser trabalhadas da Educação Infantil até o Ensino Médio. Essas habilidades estão organizadas em 3 eixos:
Pensamento computacional: Engloba o desenvolvimento de habilidades de compreender, analisar definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções de forma metódica e sistemática, através do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos, aplicando fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico nas diversas áreas do conhecimento.
Mundo digital: Envolve aprendizagens sobre artefatos digitais, compreendendo tanto elementos físicos (computadores, celulares, tablets) e virtuais (internet, redes sociais e nuvens de dados). Compreender o mundo contemporâneo requer conhecimento sobre o poder da informação e a importância de armazená-la e protegê-la, entendendo os códigos utilizados para a sua representação em diferentes tipologias informacionais, bem como as formas de processamento, transmissão e distribuição segura e confiável.
Cultura digital: Envolve aprendizagens voltadas à participação consciente e democrática por meio das tecnologias digitais, o que pressupõe compreensão dos impactos da revolução digital e seus avanços na sociedade contemporânea; bem como a construção de atitude crítica, ética e responsável em relação à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais, e os diferentes usos das tecnologias e dos conteúdos veiculados; assim como fluência no uso da tecnologia digital para proposição de soluções e manifestações culturais contextualizadas e críticas.