Defesa de Proposta de Tese de Eliezer Soares Flores

Aluno: Eliezer Soares Flores
Orientador: Prof. Dr. Jacob Scharcanski

Título: Representações Esparsas Através de Dicionários para Processamento e Análise de Imagens Macroscópicas de Lesões
Linha de Pesquisa: Processamento de Imagens, visão computacional e Reconhecimento de padrões.

Data: 02/04/2020
Horário: 15h30min.

Esta banca ocorrerá excepcionalmente de forma totalmente remota. Interessados poderão assistir a defesa através do link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/eliezer-soares-flores
Banca Examinadora:
– Prof. Dr. Claudio Rosito Jung (UFRGS)
– Prof. Dr. André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho (USP)
– Prof. Dr. Eduardo Antônio Barros da Silva (UFRJ)

Presidente da Banca: Prof. Dr. Jacob Scharcanski

Resumo: O modelo de representação esparsa, basicamente, consiste em evidenciar as informações relevante contidas em um sinal de interesse através de uma combinação linear desse sinal em termos de alguns poucos sinais básicos, os quais são denominados átomos e cujo conjunto é dito um dicionário. Embora conceitualmente simples, esse modelo é extremamente eficaz e tem sido amplamente utilizado em diversas áreas do conhecimento. Nesta proposta de tese, especificamente, tal modelo é investigado e adaptado para ser aplicado no contexto de processamento e análise de imagens macroscópicas de lesões melanocíticas, resultando em uma nova metodologia para a classificação de lesões melanocíticas em imagens macroscópicas. Os diversos experimentos preliminares realizados sugerem que esse metodologia é promissora neste contexto, uma vez que não só apresenta uma performance superior aos métodos estado da arte comparados como também pode ser consideravelmente mais eficiente que muitas das alternativas avaliadas.
Palavras-chave: Representações esparsas. Aprendizagem de dicionários. Processamento de imagens. Análise de imagens. Segmentação de imagens. Classificação de imagens.