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Dissertação de Mestrado de Diogo Borges da Silva


Detalhes do Evento


DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno: Diogo Borges da Silva
Orientadora: Profa. Dra. Lucinéia Heloisa Thom

Título: Metodologias e Abordagens para o Ensino e Aprendizado de Gerenciamento de Processos de Negócio: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Linha de Pesquisa: Modelagem de Dados e Processos de Negócios

Data: 02/06/2023
Horário: 09h
Local: Esta banca ocorrerá de forma híbrida (virtual e presencial), na Sala 215 do Prédio 43412 do Instituto de Informática/UFRGS e pelo link:  https://mconf.ufrgs.br/webconf/00111501  .

Banca Examinadora:
– Profa. Dra. Isabela Gasparini (UDESC)
– Prof. Dr. Marcelo Soares Pimenta (UFRGS)
– Prof. Dr. Leandro Krug Wives (UFRGS)

Presidente da Banca: Profa. Dra. Lucinéia Heloisa Thom

Resumo: O gerenciamento eficiente de processos de negócio nas organizações impacta na qualidade dos produtos e serviços prestados e, por consequência, interferem na competitividade destas organizações. Entretanto, é percebida pelas organizações uma dificuldade dos colaboradores para realizar as etapas do gerenciamento de processos de negócio, o que pode estar relacionado com os desafios e obstáculos do ensino e aprendizado de BPM. Além disso, há escassez de instrutores especializados, falta de consenso sobre o currículo dos cursos e algumas fases do ciclo de vida do BPM não são abordadas nos cursos. Assim, o presente estudo realiza uma revisão sistemática da literatura para investigar quais as abordagens de ensino e aprendizado de BPM são utilizadas e como elas são desenvolvidas pelos autores. Ainda, investiga as fases do ciclo de vida do BPM que são desenvolvidas e como essas abordagens influenciam no ensino e aprendizado dos conceitos associados com a disciplina, como se relacionam com a motivação e interesse dos estudantes e se melhoram de alguma forma a sua compreensão e habilidades de execução de suas atividades. Foram encontrados sete classificações de abordagens e metodologias para o ensino e aprendizado de BPM. Elas são desenvolvidas desde a leitura de uma coleção de bibliografias, até a utilização de plataformas computacionais, como ambientes virtuais 3D e interfaces web, ou modelos de colaboração, entre outros. Em relação às fases do ciclo de vida do BPM, observou-se que muitas abordagens tratam da fase de descoberta de processos, pois é nela que ocorre a modelagem, geralmente adotando a BPMN, que é utilizada nas fases posteriores para a análise, melhoria e controle dos processos. Já quanto à motivação e engajamento dos estudantes para as atividades de ensino e aprendizado, as abordagens que estão mais relacionadas são as baseadas em jogos sérios e plataformas virtuais 3D. Com as informações coletadas e analisadas por meio deste estudo é possível a compreensão das abordagens de ensino e aprendizado de BPM encontradas na literatura e como estas são conduzidas, além de como elas impactam na melhoria das habilidades e competências dos estudantes. Desta forma, o presente trabalho pode servir como base para futuras pesquisas e desenvolvimentos de recursos pedagógicos e ferramentas educacionais relacionados ao BPM e às fases de seu ciclo de vida.

Palavras-chave: Gerenciamento de Processos de Negócio. BPM. Educação. Ensino e Aprendizado.