Português English
Contato

Extensão | 2ª edição – Conhecimentos Básicos Sobre Sistemas Aéreos Não-Tripulados e suas Aplicações

2ª edição – Conhecimentos Básicos Sobre Sistemas Aéreos Não-Tripulados e suas Aplicações

banner

 

Apresentação

Seguindo a tradição de oferecer cursos de Extensão e Especialização lato sensu para profissionais atuantes no mercado produtivo e de serviços, o Instituto de Informática, a Escola de Engenharia, e a Faculdade de Agronomia da UFRGS em parceria com a Skydrones Tecnologia Aviônica oferecerão no segundo semestre de 2019 a segunda edição do Curso de Extensão em Conhecimentos Básicos Sobre Sistemas Aéreos Não-Tripulados e suas Aplicações. O curso, pioneiro no Brasil, oferece a oportunidade para profissionais que desejam ingressar no mercado de Veículos Aéreos Não-Tripulados (ou Drones) adquirirem os conhecimentos teóricos e práticos básicos da área, bem como de atualização para profissionais já atuantes neste segmento. Nessa segunda edição o curso tem foco em aplicações ligadas à agricultura de precisão. O curso conta com a notória competência da equipe de professores do Instituto de Informática, da Escola de Engenharia e da Faculdade de Agronomia da UFRGS na condução das disciplinas.

Público-alvo: profissionais das áreas de TI, engenharia, agronomia e demais pessoas que possuam segundo grau completo em instituição com curso reconhecido pelo MEC.

Vagas: 50 alunos.

Duração: 2 meses.

Período (previsto) de realização do curso: de 16 de agosto de 2019 até 19 de outubro de 2019.

Carga horária total (em disciplinas): 110 horas.

Investimento: O curso completo com as 7 disciplinas terá um custo total de R$ 3.300,00, pago em até 5 parcelas de R$ 660,00 ou à vista com desconto de 10%. É possível fazer disciplinas individuais ao custo de R$999,00 por disciplina, com pagamento em até 2 vezes ou à vista com desconto de 10%.

Detalhes (clique para acesso rápido):

 

Formato do curso

O Curso terá carga horária de 105 horas/aula e será oferecido na modalidade SEMIPRESENCIAL, seguindo as regulamentações da UFRGS e do MEC quanto à realização das atividades presenciais e não presenciais (EAD).

Assim, este curso apresenta as seguintes atividades:

  • aulas presenciais em sala de aula ou laboratório, com periodicidade mínima quinzenal;
  • avaliações presenciais, incluindo provas e atividades diversas, conforme planejamento individual de cada disciplina;
  • avaliações não-presenciais, incluindo provas e atividades diversas a serem disponibilizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem Moodle, conforme planejamento individual de cada disciplina;
  • atividades práticas, com a utilização de sistemas aéreos não-tripulados para pilotagem e equipamentos de manutenção;
  • atividades na modalidade a distância, em plataforma Web, contando com o apoio de recursos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem Moodle;

Os encontros presenciais ocorrerão nas sextas-feiras (no período noite, entre 19:00 e 22:00hs, no Campus Central da UFRGS) e nos sábados (no turno da manhã, entre 8:30 e 12:10, e entre 13:30 e 17:10, em auditórios do INF-UFRGS no Campus do Vale), em Porto Alegre, nos laboratórios da empresa Skydrones, também em Porto Alegre, ou em área destinada aos voos a ser definida e comunicada oportunamente aos alunos. Avaliações presenciais deverão ocorrer nos sábados. Esses horários foram concebidos para permitir que tanto os alunos da capital como os do interior possam participar.

As disciplinas serão realizadas considerando uma dedicação semanal aproximada de 3 horas por parte dos alunos nas semanas em que houver aula presencial (além das horas em sala de aula). Nas demais semanas, estima-se uma dedicação de 6 horas por semana. Os momentos de interação síncrona, os recursos de comunicação assíncrona e as atividades relacionadas a cada disciplina serão disponibilizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem Moodle, pois são parte essencial do planejamento do processo de ensino/aprendizagem.

 

Estrutura curricular

O curso está organizado em 7 disciplinas. Cada disciplina realizará uma atividade de avaliação (prova ou trabalho prático/teórico) englobando o conteúdo ministrado na disciplina.

Lista de Disciplinas do Curso:

1 – Introdução aos VANTs/Drones

2 – Sistemas Computacionais Embarcados em VANTs/Drones

3 –  Montagem e Manutenção de Vants/Drones

4 – Uso de VANT´s na agricultura de precisão: fundamentos e aplicações I

5 – Pilotagem de VANTs/Drones

6 – Aspectos Regulatórios Aplicados à VANTs/Drones

7 – Uso de VANT´s na agricultura de precisão: fundamentos e aplicações II

 

Corpo docente

O corpo docente será composto majoritariamente por professores do quadro da UFRGS, do Instituto de Informática, da Escola de Engenharia e da Faculdade de Agronomia, agregando-se à equipe alguns especialistas que atendem às exigências do MEC. A maioria possui doutorado em Computação e/ou Informática, Engenharia e Agronomia. Para cada disciplina haverá um ou mais professores fornecidos pela UFRGS dentre seus docentes ou convidados externos especialistas na área da disciplina.

Nome do Docente Instituição Titulação URL do CV Lattes
Edison Pignaton de Freitas UFRGS Dr. http://lattes.cnpq.br/2154028088891512
Jakson Manfredini Vassoler UFRGS Dr. http://lattes.cnpq.br/4585428395415027
Christian Bredemeier UFRGS Dr. http://lattes.cnpq.br/0364795290228832
Marcos Rodrigues Vizzotto UFRGS MSc. http://lattes.cnpq.br/8552204242267939
Ronaldo Wajnberg Gamermann UFRGS BSc. http://lattes.cnpq.br/8691574855801157
       

 

Calendário

– Inscrições …………………………………..…….: de 20 de maio até 11 de outubro de 2019

– Seleção……………………………………………..: de 22 de julho até 25 de julho de 2019

– Divulgação dos alunos selecionados………………………………………: 26 de julho de 2019

– Matrícula……………………………….…………: de 29 de julho até 09 de agosto de 2019

– Início das aulas (previsão)………………………………………………: 16 de agosto de 2019

 

As Inscrições ficam abertas até uma semana antes da realização da última disciplina (11 de outubro) para possibilitar a inscrição de alunos que queiram se matricular em apenas algumas disciplinas, inclusive apenas na última.

 

Cronograma (provisório) do curso

As aulas com atividades presenciais (aulas teóricas, aulas práticas, avaliações/provas) devem ocorrer nos seguintes dias:

  • Agosto: dias 16 e 17; dias 30 e 31.
  • Setembro: dias 13 e 14; dias 27 e 28.
  • Outubro: dia 19.

O cronograma oficial de disciplinas será divulgado na plataforma Moodle, no primeiro dia de aula.

 

Inscrição, processo seletivo e requisitos de matrícula

As inscrições devem ser realizadas através de formulário específico, o qual pode ser acessado clicando-se aqui.

Neste link você irá encontrar informações básicas sobre o curso. No final da página clique no botão “Inscrever-se”.

Na próxima página você deve se autenticar e entrar no sistema de Extensão da UFRGS para realizar a inscrição. Escolha a opção que melhor se aplique:

  • Se você tem ou já teve vínculo com a UFRGS, use o seu número de cartão UFRGS para se autenticar no sistema e realizar sua inscrição através da opção “É membro da UFRGS?”.
  • Caso você não tenha vínculo e nunca teve, e, portanto, não tem número do cartão UFRGS, mas já tenha participado de alguma atividade na universidade e tenha cadastrado seu email, use a opção correspondente “Não possui vínculo com a UFRGS?”.
  • Caso contrário, se além de não ter o número do cartão nunca tenha se cadastrado em nenhuma atividade da UFRGS, use a opção “Ainda não tem cadastro?” para se cadastrar e em seguida realizar seu login através da opção anterior “Não possui vínculo com a UFRGS?”

Antes de se inscrever, verifique a documentação obrigatória, abaixo. Ao realizar sua inscrição através do formulário do sistema de inscrições, você receberá um email confirmando sua inscrição e com instruções para envio da documentação obrigatória.

Qualquer dúvida, entre em contato (ver “Informações adicionais” no final desta página).

Documentação Obrigatória (a ser encaminhada via email, após a inscrição via sistema – Você receberá instruções por email ao terminar a inscrição no sistema):

  • Diploma do ensino médio (cópia frente e verso) ou atestado de conclusão (de curso reconhecido pelo MEC);
  • Curriculum Vitae (preferencialmente, mas não obrigatoriamente no formato Lattes);
  • Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;

Opcionais:

  • Diploma e histórico de graduação (cópia frente e verso) ou atestado de conclusão (de curso reconhecido pelo MEC), se for o caso;
  • Cartas de recomendação de professores ou profissionais atuantes na área ou em área afim;
  • É importante que as cartas mencionem de alguma maneira o seguinte:
    • nome do candidato;
    • nome e qualificação do recomendante;
    • período em que mais teve contato com o candidato, situação e desde quando o conhece;
    • qualificação do perfil do candidato, em especial destacando suas potencialidades para o curso em questão.
  • Declaração de interesse do empregador, se for o caso;
  • Outros comprovantes de atualização ou treinamento de profissional em áreas relacionadas ao curso.

 

SELEÇÃO:

A seleção será realizada através da análise da documentação dos candidatos.

O processo seletivo ocorrerá sob a responsabilidade do INF-UFRGS e da EE-UFRGS.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail: ou pelo telefone (51) 3308-3335 (Joana Passos).