Português English
Contato

Importação para pesquisa

Desde 1990, importações para pesquisa científica e tecnológica contam com o benefício de isenção de impostos e taxas, conforme a Lei 8.010/90.

Para usufruir desta isenção, o pesquisador (importador) deverá está credenciado no CNPq, passando então poder obter a licença necessária para a isenção fiscal.

Para atender a esta demanda o CNPq disponibiliza um Sistema Tutorial Importação para Pesquisa –TIP_CNPq – Interativo e On-line, que visa apoiar os pesquisadores nas importações.

Isto permite que, antes de dar início ao processo de importação, as dúvidas acerca dos procedimentos e documentos necessários sejam sanadas neste tutorial, o qual também auxilia o usuário a preparar toda a documentação necessária.

O transporte e a entrega da importação contam com o apoio dos Correios que também elaboram para o pesquisador, o Licenciamento Simplificado de Importação (LSI), a Declaração Simplificada de Importação (DSI).

Todos os detalhes, desde o planejamento até a execução, podem ser encontrados nos site do CNPq e dos Correios.

A Secretaria de Projetos oferece apoio aos pesquisadores que desejarem realizar suas importações através do Sistema Importa Fácil Ciência.