Chip desenvolvido no Instituto vence o date 2003, chip desenvolvido no Instituto de Informática da UFRGS ganhou o primeiro lugar no Designer’s Forum, congresso que integra a programação do Date 2003 – Design Automation and Test in Europe, o maior evento de microeletrônica da Europa. O trabalho brasileiro, vencedor da categoria projeto conceitual, consiste em um chip programável para criptografia de alta segurança que reduz o custo e apresenta melhor desempenho na velocidade da transmissão de dados. O projeto, desenvolvido desde junho de 2001 pelos alunos do II Alex Panato e Marcelo Barcelos, junto com seu orientador Ricardo Reis, utiliza um algoritmo de criptografia simétrica, o Rijndael, definido como novo padrão internacional de alta segurança, ponto importante na transmissão de dados via Internet.
Naveena Nagi Award concedido por Test Technology Technical Council of IEEE Computer society a Érika Fernandes Cota. O prêmio foi entregue na sessão de abertura do 21o. IEEE VLSI Test Symposium, que aconteceu entre os dias 28 de abril e 01 de maio em Napa Valley, CA, EUA. O prêmio busca encorajar a participação feminina e reconhecer excelência no campo de tecnologia de teste. Ele é concedido a mulheres que são primeiras autoras de artigos aceitos. O artigo que possibilitou o prêmio é”The Impact of NoC Reuse on the Test of Core-based Systems” (Erika Cota, Marcio Kreutz, Cesar Zeferino, Luigi Carro, Marcelo Lubaszewski).
Prêmio FAPERGS Pesquisador Destaque concedido ao Prof. Ricardo Augusto da Luz Reis, FAPERGS, 2003.
Menção honrosa de melhor trabalho nacional no Congresso Nacional da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia. O trabalho “Planejamento de Hepatectomias a partir de Imagens Tridimensionais (3D) do Fígado do Suino” foi desenvolvido por Dinamar Zanchet (mestrando em cirurgia experimental pela UNIFESP), Carlos A. Dietrich (mestrando no II/UFRGS), Luciana P. Nedel (professora II/UFRGS), Silvia D. Olabarriaga (Hospital Utrecht), Ana Maria M. da Silva (professora Instituto de Fisica da PUCRS) e Edna F.S. Montero (professora UNIFESP). Maio de 2003.