Português English
Contato
Publicado em: 15/07/2019

Estudantes do INF vencem desafio de inovação no Japão

Alunos do INF sob orientação do Prof. Anderson Maciel participaram na semana passada em Tóquio do Student Innovation Challenge (SIC).

1

Na imagem, os mestrandos do PPGC Aimée Sousa Calepso e David Steeven Villa Salazar.

Sob orientação do Prof. Anderson Maciel, um time de alunos do Instituto de Informática participou na semana passada (dias 9 à 12/07), em Tóquio, do Student Innovation Challenge (SIC) da World Haptics Conference (WHC). O WHC ocorre a cada dois anos e é o mais importante evento científico na área de computação háptica. O desafio deste ano era realizar uma aplicação inovadora com a luva de retorno de força EXOS da exii Inc. Times de alunos de todo o mundo enviaram propostas descrevendo suas ideias em janeiro, e o comitê selecionou as 5 melhores propostas e enviou a estas equipes um kit com o EXOS e um HMD HTC Vive Pro.

A equipe do INF, composta por Aimée Sousa Calepso (mestranda PPGC), David Steeven Villa Salazar (mestrando PPGC), Gabriel de Souza Seibel (ECP) e Gabriel Machado Figueiredo (ECP), orientados pelo Prof. Anderson, foi selecionada com sua proposta de influenciar o sentido de equilíbrio do usuário em VR usando a resposta proprioceptiva dada pelo EXOS. Na competição final a Aimée e o Steeven apresentaram nossa demo, que recebeu o prêmio de Best SIC-VR Haptics Award.

A equipe agradece o esforço do INF em contribuir com passagens até São Paulo, ao Prof. Masashi Nakatani (Keio University) que custeou passagens de São Paulo a Tóquio, e ajudou na acomodação por meio de um grant do seu departamento, bem como à Propesq UFRGS e à Fapergs pelo auxílio a cada um dos estudantes.

Detalhes sobre o evento acesse aqui.
2
Na imagem, o Dr. Victor Adriel Oliveira (doutor pelo PPGC) com os mestrandos Aimée e Steeven.