Português English
Contato
Publicado em: 15/10/2020

CEI-Talks + Série de Seminários do INF

A palestra acontecerá virtualmente. Veja o link na descrição.

Adotei Scrum e tudo vai de vento em popa #sqn é o título da próxima palestra da CEI Talks + Série de Seminários do Instituto de Informática da UFRGS. A conferência será ministrada pela professora associada do INF, Karin Becker.

O docente irá apresentar a ferramenta Scrum, que com certeza é o mais popular dentre os métodos ágeis. Scrum é um framework para gerência do desenvolvimento de produtos de software, que segue o modelo iterativo e incremental. Todas suas práticas são calçadas nos princípios ágeis, entre eles a entrega contínua de software que agregue valor ao cliente, a acomodação da mudança, o empoderamento e comprometimento do time, e o constante questionamento sobre melhorias de processo, ambiente e comportamento. O framework é organizado de forma não prescritiva em termos de papeis, rituais e artefatos, o que confere à sua adoção simplicidade e muitos graus de liberdade.

Na palestra, será discutido o valor agregado de suas principais práticas, e cuidados que devem ser tomados para que a adoção de Scrum atenda às expectativas de melhoria de produtividade, visibilidade e satisfação dos clientes.

A palestrante atua como professora do INF desde 2010. Profissional com experiência tanto na academia quanto na indústria, participou da implantação de práticas ágeis em projetos de empresas de diferentes portes. É grande entusiasta de métodos ágeis, cujas técnicas, além de ensinar em nível de graduação e em cursos de especialização, adota para condução de seus projetos de pesquisa. Atualmente coordena o Curso de Especialização em Engenharia de Software e Inovação, onde os métodos ágeis têm um papel central.

O evento acontece nesta quarta-feira, 21 de outubro, às 12h45. Para acompanhar a transmissão ao vivo, acesse: https://mconf.ufrgs.br/webconf/serie-de-seminarios-do-inf .