Português English
Contato
Publicado em: 13/06/2020

Ciclo de Palestras

#casstalks2020

Nesta próxima sexta-feira, dia 19/06 às 13:30 (Horário de Brasília) ocorrerá a palestra “Evolutionary Optmisation of Cyber-Physical Systems”, com o Leandro Indrusiak (Universidade de York, Inglaterra, Reino Unido). A transmissão será feita pelo canal do YouTube do IEEE CASS Rio Grande do Sul Chapter (www.youtube.com/cassriograndedosul).

A otimização evolutiva é a aplicação de um algoritmo evolutivo para descobrir iterativamente soluções aprimoradas para um problema de otimização. Esse algoritmo é de natureza heurística, o que significa que não há garantia de que alguma vez encontrará uma solução ideal ou que identificará uma solução como ótima se for encontrada. No entanto, essa abordagem é amplamente usada em uma variedade de problemas de otimização em ciências e engenharia, onde uma solução suficientemente adequada é aceitável, apesar de subótima. Nesta palestra, será mostrado como a otimização evolutiva tem sido usada para melhorar o desempenho e a eficiência energética de diferentes tipos de sistemas ciber-físicos, desde redes incorporadas no chip até fábricas inteligentes. Assim, será fornecido detalhes sobre as realizações da pesquisa que permitiram a otimização, incluindo a criação de funções rápidas e precisas de condicionamento físico e a distribuição e orquestração do pipeline evolutivo nos ambientes em nuvem.

O professor Leandro Soares Indrusiak é membro do departamento de Ciência da Computação da Universidade de York (professor 2008, professor sênior 2013, leitor 2016) e membro do grupo de pesquisa Sistemas em Tempo Real (RTS). Seus tópicos atuais de pesquisa incluem sistemas e redes em tempo real, sistemas embarcados distribuídos, multiprocessamento no chip, computação com eficiência energética, sistemas ciber-físicos, computação em nuvem e de alto desempenho e vários tipos de problemas de alocação de recursos (em computação, manufatura e transporte).

Veja as datas das próximas palestras:

  • June 26, Patrick Groeneveld, Stanford University, USA
  • July   3,  Fernanda Kastensmidt, UFRGS, Brazil
  • July 10,  Juergen Becker, KIT, Germany
  • July 17,  Luca Sterpone, Polito, Italy