Português English
Contato
Publicado em: 11/09/2020

Ciclo de Palestras

IEEE CASS RS Talks 2020

Nesta sexta-feira, dia 18/09 às 13h30min (Horário de Brasília) ocorrerá a palestra From Transistors to Systems: the Role of EDA in an Evolving World” ministrada pelo Professor Alberto Sangiovanni-Vincentelli (UC Berkeley, USA). A transmissão será feita pelo canal do YouTube do IEEE CASS Rio Grande do Sul Chapter.

A tecnologia da informação se move rapidamente para um ambiente cada vez mais descentralizado e colaborativo (a nuvem) com interfaces ricas para o mundo físico (a Internet das coisas e os sistemas ciberfísicos). Em particular, foi previsto que até 2025 vários bilhões (milhares por pessoa) de dispositivos eletrônicos estarão disponíveis. Esses dispositivos permitirão tornar a infraestrutura de computação invisível para os humanos e dar suporte a aplicativos de escala social que hoje são impensáveis. No entanto, ainda hoje, enfrentamos uma série de desafios graves em aplicações como veículos autônomos, que devem ser monitorados cuidadosamente no que diz respeito à segurança, proteção e privacidade, sem mencionar as consequências de uma pandemia devastadora.

Os avanços na tecnologia do sistema são claramente ativados por semicondutores. A capacidade de projetar chips com bilhões de transistores está enraizada na evolução do EDA. EDA trata de abordagens rigorosas e automatizadas para montar sistemas complexos a partir de componentes para que sejam otimizados em relação a uma série de objetivos, incluindo consumo de energia, velocidade, confiabilidade, proteção e segurança. Na palestra, será revista a evolução da EDA desde o seu início até hoje e os novos desafios colocados pela autonomia e segurança com soluções potenciais. Um vislumbre do uso do Aprendizado de Máquina e suas promessas será fornecido com advertências sobre as limitações intrínsecas.

O palestrante, Alberto Sangiovanni-Vincentelli, é o Presidente da EECS, University of California, Berkeley. Ele está com Berkeley desde 1975. Conselheiro especial do Reitor de Engenharia para o Empreendedorismo e Presidente do Corpo Docente Conselheiros do Acelerador de Berkeley, SkyDeck. Prêmios (entre outros): Kaufman por contribuições pioneiras à EDA; Medalha IEEE / RSE Maxwell “por contribuições inovadoras que tiveram um impacto excepcional no desenvolvimento de eletrônica e engenharia elétrica ou campos relacionados” Industrial: co-fundou Cadence e Synopsys, as duas empresas EDA líderes com avaliação combinada em NASDAQ de cerca de 60 bilhões USD. Publicou 1.120 artigos e 19 livros com 115 h-index e formou mais de 100 alunos de doutorado.