Português English
Contato
Publicado em: 17/10/2020

Ciclo de Palestras

IEEE CASS RS Talks 2020

Nesta sexta-feira, dia 23/10 às 13h30min (Horário de Brasília) ocorrerá a palestra “3D Integration – Current Developments and Future Outlook” ministrada pelo Professor Maciej Ogorzalek (Jagiellonian University Krakow Poland). A transmissão será feita pelo canal do YouTube do IEEE CASS Rio Grande do Sul Chapter.

À medida que o dimensionamento dos transistores nas tecnologias atuais chega às limitações da distância atômica, um maior desenvolvimento se torna possível pela introdução de novas tecnologias disruptivas ou pela mudança nos arranjos geométricos e arquiteturas dos elementos e building blocks. Algumas limitações nas construções de microcircuito podem ser evitadas colocando building blocks e subcircuitos inteiros em pilhas. Tal abordagem permite um uso mais eficiente do espaço, ao mesmo tempo que permite a redução da pegada do circuito. Novas soluções de roteamento oferecem reduções muito significativas no comprimento do fio, reduzindo assim as dissipações de energia e atrasos de sinal. A integração 3D parece uma área fantástica de desenvolvimento, no entanto, existem muitos novos desafios e problemas a serem resolvidos para a próxima geração de nanosistemas. A integração 3D também oferece oportunidades sem precedentes, permitindo que blocos fabricados em tecnologias heterogêneas sejam integrados em um chip. Isso permite o empilhamento e integração de microprocessadores, memórias, circuitos de RF, sensores, baterias e hipercapacitores, blocos de coleta de energia, sensores biológicos e químicos e muitos novos tipos de blocos de construção em um chip. Já vemos construções maravilhosas de chips de memória com 64, 96 e direcionados a 144 camadas empilhadas. No entanto, a inovação é necessária para novos desenvolvimentos. A aceleração de IA requer soluções ainda melhores! Nesta palestra, serão apresentados o estado da arte e uma perspectiva com comentários sobre que tipo de novas soluções pode ser necessárias.

O palestrante Maciej J. Ogorzalek é Professor de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação e Chefe do Departamento de Tecnologias da Informação da Universidade Jagiellonian de Cracóvia, Polônia. Ele ocupou muitos cargos visitantes na Suíça, Estados Unidos, Espanha, Japão, Alemanha. Em 2019 foi professor visitante do Laboratório de Sistemas Integrados da EPFL. Autor ou co-autor de mais de 380 artigos publicados em periódicos e anais de congressos e do livro Chaos and Complexity in Nonlinear Electronic Circuits. Ele deu mais de 60 palestras plenárias e principais em grandes conferências em todo o mundo. Ele atuou como Editor-chefe da Revista IEEE Circuits and Systems (2004-2007), membro do conselho editorial do IEEE Transactions on Circuits and Systems Part I, Proceedings of the IEEE, International Journal of Bifurcation and Chaos, International Journal of Circuit Theory and Applications e também o NOLTA Journal IEICE Japan.