Português English
Contato
Publicado em: 04/04/2020

Conferência IEEE Virtual Reality 2020 foi realizada online

O evento aconteceu virtualmente por causa do COVID-19.

Em tempos desafiadores como o que estamos vivendo atualmente por conta dos impactos do novo Coronavírus, o isolamento necessário para a segurança de todos os cidadãos traz consigo novas maneiras de realizar congressos e
eventos. Graças à tecnologia, a conferência do IEEE Virtual Reality 2020 (principal evento internacional para a apresentação de resultados de pesquisas na área de realidade virtual), que seria sediada em Atlanta, nos Estados Unidos, aconteceu entre os dias 22 a 26 de março em uma experiência de conferência totalmente digital, ao contrário de como acontecia presencialmente todos os anos.
Os professores Anderson Maciel, Carla Freitas, Luciana Porcher Nedel e Marcelo Walter do Instituto de Informática da UFRGS, juntamente com alguns alunos da graduação e pós-graduação, participaram virtualmente do evento,
cada um isoladamente em suas residências. Para isso, foram criados ambientes virtuais onde os participantes do evento puderam vivenciar esta experiência. “As pessoas que estavam participando da conferência puderam entrar em ambientes virtuais 3D e interagir com seu próprio computador de mesa, como num jogo 3D em primeira pessoa, ou em imersão com óculos de realidade virtual, para quem possuía um” explicou Anderson Maciel, comentando que “tudo foi transmitido via Twitch e as sessões ainda podem ser assistidas hoje, já que foram gravadas. O número total de participantes chegou a 700 simultaneamente”.

No total, o INF apresentou 3 trabalhos e todos foram premiados. Confira a lista dos trabalhos do INF e seus respectivos autores:

•       Melhor poster: Vencedor
Uma avaliação de usabilidade da visualização situada aumentada.
Autores: Renan L Martins Guarese, João Becker, Henrique Fensterseifer,
Marcelo Walter, Carla MDS Freitas, Luciana Nedel, Anderson Maciel.

•       Melhor Poster: Menção Honrosa
Pincel musical: explorando a criatividade em uma ferramenta baseada em AR que
combina geração de música e desenho.
Autores: Rafael Valer, Rodrigo Schramm e Luciana Nedel.

•       Vencedor do concurso de interação 3D (3DUI contest):
3DUI e o membro fantasma: experiência multissensorial para viver a experiência de um
amputado.
Autores: Aimee Calepso, Renan Guarese, Rafael Valer, Yhonatan Iquiapaza,
Victor de Jesus Oliveira, Luciana Nedel, Anderson Maciel.

Vídeos e mais informações sobre os trabalhos se encontram no site do laboratório VIS (Visualização, Interação, Simulação).