Português English
Contato
Publicado em: 26/06/2020

Hall da Fama CEI: Botão do Bem

Hall da Fama CEI apresenta a pré-incubada Botão do Bem

Com o intuito de apresentar todas as empresas que fizeram história na incubadora CEI, hoje é dia de divulgar uma de nossas entrantes no último edital de seleção: O Botão do Bem. Apesar de pouco tempo no CEI, o Botão do Bem (iniciativa da startup Fazedores de Coisas) já tem em seu DNA a inovação e a prática de desenvolver elementos que ajudam as pessoas.

O Botão do Bem é um dispositivo que tem como finalidade ajudar na segurança de pessoas em situação vulnerável, como idosos, deficientes físicos e mulheres vítimas de violência doméstica. O aparelho envia um alerta para uma lista de contatos escolhida pelo usuário em situações em que ele necessite de ajuda ou esteja em situação de risco. Uma das principais motivações do projeto é evitar a violência contra mulheres – que tem registrado um grande aumento, principalmente em meio ao isolamento social.

A ideia do dispositivo surgiu quando, o engenheiro Eduardo Makiyama, foi informado quando a tia Anair, uma senhora de 84 anos com início de Alzheimer, caiu em sua residência. Ela aguardou durante muitas horas por atendimento e quase veio a falecer. Neste momento, Makiyama teve a ideia de criar um botão que ao ser pressionado enviasse mensagens para os familiares, amigos ou vizinhos com a localização do portador do dispositivo.

Após analisar algumas estatísticas sobre violência no país, Eduardo Makiyama notou diversos indicadores que até então não fazia ideia, como: no Brasil a cada hora oito crianças desaparecem, a cada dois segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal e a cada um minuto um carro é roubado ou furtado.

E neste momento, o engenheiro percebeu que o Botão do Bem poderia não só ajudar pessoas idosas e portadores de Alzheimer, mas também motoristas de APP, crianças, pessoas com diversas fobias e mulheres vítimas de violência física. A cada dia surgem novas aplicabilidades para o Botão do Bem e o público é muito amplo, empresas utilizam o BoB (apelido para Botão do Bem) como rastreador, onde são analisadas diversas informações do trajeto e perfis de condução de motoristas com o objetivo de ganho de eficiência e redução de custos.

O aparelho conta com uma grande variedade de funcionalidades, entre elas:

– Envio de mensagens de alerta automáticas quando um som ultrapassa 70 dB, quando acontece uma queda, ou quando ocorre uma agressão ou uma batida de carro;

– Possibilidade de um contato autorizado poder ouvir o que está acontecendo em tempo real através do microfone instalado no BoB;

– Alertas automáticos baseados em sua localização por meio da tecnologia de geofences (cercas virtuais). O BoB te avisa quando seu filho estiver saindo da escola, seu PET estiver fugindo de casa ou caso estejam roubando seu carro, por exemplo.

O BoB também se preocupa com o meio ambiente e com o social!! Os cases e os cordões de pescoço são feitos de materiais recicláveis e as costureiras são mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica.

Ficou curioso e quer saber mais informações sobre a nossa incubada? Acesse os links abaixo e saiba mais:
https://www.botaodobem.com.br/
https://youtu.be/fdrFxNBQWKA