Português English
Contato
Publicado em: 18/10/2019

INF e Embrasul celebram parceria de sucesso

INF e Embrasul concluem parceria de sucesso no desenvolvimento de chip para compressão de dados.

foto-embrasul

Na foto, da esquerda para a direita, Dr. Eng. Cesar Crovato, M.Sc. Eng. Cristiano Thiele, da área de P&D da Embrasul, Eng. Fernando Woiciekovski, diretor da empresa, Prof. Sergio Bampi, do INF, com parte do lote de 1.500 chips entregues na ocasião, M.Sc. Eng. Guilherme Soares, da Embrasul, com o Analisador de Energia RE8000, a Profa. Carla Freitas, diretora do INF e o Prof. Altamiro Susin, do PPG em Microeletrônica da UFRGS e participante do projeto.

No dia 14 de outubro, a empresa Embrasul e o Instituto de Informática celebraram a conclusão de uma parceria entre as duas instituições. Com o apoio financeiro da FINEP, o INF e a Embrasul desenvolveram um chip (CI) dedicado para o Analisador de Energia RE8000.

O CODEC-PQ-CI é um chip projetado por uma equipe composta por pesquisadores do INF e engenheiros da Embrasul, ex-alunos de programas de pós-graduação da UFRGS. O CI foi fabricado no exterior, com processo CMOS avançado de 180 nano-metros, integrando cerca de 1 milhão de portas lógicas e 10 módulos de RAM, em 16 mm2 de silício. Com a incorporação do chip, o Analisador de Energia RE8000 consegue atingir uma performance excelente graças à compactação do conjunto de grandezas elétricas na ordem de 10 vezes mais rápido que os concorrentes. O Analisador da Embrasul é o seu mais sofisticado produto, e foi totalmente desenvolvido no RS. A incorporação do chip ao produto da Embrasul coloca-a no seleto grupo de empresas detentoras dessa tecnologia e é a única empresa brasileira a obter a certificação internacional IEC61000-4-30 Classe A.