Português English
Contato
Publicado em: 18/10/2019

Pesquisas do INF em evento das Forças Armadas

I Seminário de Simulação do Comando Militar do Sul conta com o apoio e a presença do INF.

fot 3

Embora este fato seja pouco conhecido do público, o Exército Brasileiro é usuário e desenvolvedor de sistemas de alta tecnologia, muitos dos quais são sistemas de computação. O desenvolvimento tecnológico das forças armadas é feito cada vez mais com a participação das universidades. A inovação tecnológica em Defesa coloca a maior parte dos seus esforços em sensoriamento, sistemas de informação e simulação, e não em munição e armamento, como muitos podem pensar. Esses sistemas são usados pelas forças brasileiras e comercializados para outras nações, sendo também uma atividade geradora de riqueza.

Nos dias 2 e 3 de outubro realizou-se o I Seminário de Simulação do Comando Militar do Sul, organizado pelo Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sul, no comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada em Santa Maria, com o apoio do Instituto de Informática da UFRGS. O seminário teve como objetivos difundir informações sobre demandas do Exército Brasileiro em termos de simulação; a apresentação e discussão de possibilidades de desenvolvimento de sistemas de simulação militar com conteúdo nacional para atender tais demandas; discutir mecanismos para colaboração entre academia, empresas e Forças Armadas para implementar projetos de cooperação; e conhecer os dois centros de excelência em simulação do Exército Brasileiro, o Centro de Adestramento Sul e o Centro de Instrução de Blindados.

Os professores Anderson Maciel, Dante Barone e Edison Pignaton de Freitas apresentaram um painel no qual discutiram aplicações de inteligência artificial, e realidade virtual e aumentada em sistemas de simulação militar, destacando potencialidades do INF em cooperar com o Exército nesse contexto. O professor Lisandro Granville, também do INF, e professores da UFSM e representantes de empresas do estado, como a AEL Sistemas também participaram.

Estiveram presentes no evento o Excelentíssimo General de Divisão Mauro Sinott Lopes, Comandante da 3ª Divisão de Exército, o Excelentíssimo General de Brigada Eduardo Wolski, Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas, e o Excelentíssimo General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada.

Abaixo, algumas imagens de como foi o evento.

fot

fot2

 

Vídeo sobre o evento: