Português English
Contato
Publicado em: 09/10/2020

Novo livro publicado pelo Prof. Reis

A obra tem o selo da Editora Springer Nature

Recentemente, o Dr. Felipe Rosa (Doutorado pelo PGMicro e atualmente na ARM, UK), o Professor Luciano Ost (Loughborough University) e o Professor Titular do Instituto de Informática Ricardo Augusto da Luz Reis, publicaram pela Editora Springer Nature o livro intitulado Soft Error Reliability using virtual platforms: early evaluation of multicore systems.
A obra trata da confiabilidade de sistemas multicores relacionada a erros provocados por efeitos de radiação usando plataformas virtuais. Soft Error é o termo em inglês para tais erros temporários (por isto o termo soft) não destrutivos. A edição é decorrente do trabalho de tese de Felipe Rosa (efetuada no PGMicro), relacionado a um projeto de pesquisa, que ao longo do tempo gerou diversos resultados.
O livro descreve os benefícios e desvantagens inerentes ao uso de plataformas virtuais (VPs) para realizar uma avaliação rápida e precoce de soft errors de sistemas multicore. Os autores mostram que as VPs fornecem aos engenheiros os meios apropriados para investigar novas e mais eficientes técnicas de injeção e mitigação de falhas.
O exemplar contempla também o uso de técnicas de aprendizado de máquina (por exemplo, regressão linear) para acelerar o processo de avaliação de soft errors, identificando parâmetros (por exemplo, arquitetônicos) com impacto mais substancial na confiabilidade da camada de software. Assim, o livro fornece informações valiosas e percepções por meio de mais de 3 milhões de cenários individuais e 2 milhões de horas de simulação, explorando o uso de técnicas de aprendizado de máquina para navegar em grandes conjuntos de dados de injeção de falhas.
Esta edição apresenta quatro novas técnicas de injeção de falhas (FI) não intrusivas, permitindo que os engenheiros de software realizem uma avaliação detalhada e relevante de soft errors, abordando a lacuna entre as ferramentas de injeção de falhas disponíveis e os requisitos da indústria e explora técnicas de aprendizado de máquina (Machine Learning) que podem ser usadas para permitir a identificação de parâmetros individuais (ou combinações de) de microarquitetura e software que apresentam a relação mais substancial com cada soft error ou falha detectada.
A Springer Nature é umas das principais editoras internacionais na área que possui atualmente o maior catálogo de livros em computação e microeletrônica.
“Há muito tempo, temos publicados livros internacionais a partir das melhores teses desenvolvidas no PGMicro e PPGC. O primeiro foi a partir da tese da Professora Fernanda Kastensmidt publicado em 2006. Já é o quarto livro a partir de teses que publicamos com a Springer, assim como tem outros livros publicados a partir de teses orientados por meus colegas. Temos mais um livro que está aceito para publicação pela Springer Nature. No total, temos 31 livros publicados internacionalmente, seja como autor, co-autor ou editor. A experiência nos mostra que os livros tem tido uma grande visibilidade internacional, com muitas referências e fortalecendo uma referência internacional aos trabalhos efetuados na UFRGS”, afirma o Professor Reis.
Adquira já pelo site da Editora Springer, nas versões digitais (e-book) e impressa, e também pela Amazon e outras livrarias digitais.