Português English
Contato
Publicado em: 28/04/2020

Pesquisa desenvolvida no PPGC recebeu prêmio internacional

Os estudantes Karine Birnfeld e Diogo Campos receberam o prêmio no simpósio de maior prestígio em operações e gerenciamento de redes.

Abril foi um mês de muitas conquistas para a comunidade acadêmica de computação do Brasil. Na semana passada, o trabalho intitulado P4 Switch Code Data Flow Analysis: Towards Stronger Verification of Forwarding Plane Software, dos estudantes Karine Birnfeld (PPGC/UFRGS) e Diogo Campos da Silva (INF/UFRGS), supervisionado pelo Professor Adjunto do INF, Weverton Cordeiro e pelo Professor do Instituto de Computação da UNICAMP, Breno de França, recebeu o Prêmio Best Paper no 17th IEEE/IFIP Network Operations and Management Symposium (NOMS 2020). O simpósio foi realizado entre os dias 20 a 24 de abril, no formato de uma conferência virtual, devido à pandemia do COVID-19.

O trabalho amplia o escopo das soluções existentes para verificação de software escrito para planos de encaminhamento programáveis, avaliando as potencialidades da análise de fluxo de dados – uma técnica bem conhecida na literatura de engenharia de software – na tarefa de verificação, sem exigir esforço extra do programador para este fim. Birnfeld, co-autora principal, diz que pesquisar na interseção entre Engenharia de Software (sua área de especialização antes de seu mestrado) e Redes de Computadores foi uma tarefa desafiadora que a levou para fora de sua zona de conforto. “O prêmio de melhor artigo é uma constatação importante e gratificante de que estamos na direção certa para prover verificação e validação mais fortes de software para planos de dados programáveis, impondo menos ônus aos desenvolvedores de rede”, comenta.

O Professor Cordeiro ressalta a importância da pesquisa e da colaboração entre a UFRGS e a UNICAMP, ao ressaltar que “as redes de comunicação de dados são um componente crítico da nossa sociedade digital e, ao entrarmos em uma era na qual operadores de rede podem escrever seu software de rede, testes de alta qualidade tornam-se primordiais. Desde discussões preliminares com o Prof. França, um experiente pesquisador de Engenharia de Software, vimos uma oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em testes de software nesse contexto e complementar a pesquisa publicada em locais importantes como o ACM SIGCOMM” disse Cordeiro. “A pesquisa foi financiada pela National Science Foundation dos EUA, CAPES e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Realizado em anos pares desde 1988, o IEEE / IFIP NOMS é um evento altamente seletivo que recebeu nesta edição 241 artigos submetidos, dos quais 72 foram aceitos”.