Português English
Contato
Publicado em: 19/08/2020

Prêmio ER Fellows

Este ano, o Professor José Palazzo foi um dos indicados para o prêmio.

O Professor Colaborador do Instituto de Informática da UFRGS, José Palazzo Moreira de Oliveira foi indicado para receber o Prêmio ER Fellows, como reconhecimento pela sua importância na comunidade internacional de Modelagem Conceitual. Esta comunidade começou a ser estruturada a partir do artigo fundamental de modelagem publicado pelo Prof. Peter Chen, na Revista ACM Transactions on Database Systems, Vol. 1, Nº 1 de março de 1976, intitulado “The entity-relationship model — toward a unified view of data”.  As publicações relevantes para o tema são apresentadas na Conferência ER que já está em sua 39 edição.
A indicação é feita por membros do Comitê Diretivo (Steering Committee) de forma sigilosa e as submissões são avaliadas por uma comissão de membros sênior do Comitê. Após essas etapas, os nomes dos pesquisadores são anunciados publicamente.
A modelagem conceitual trata da descrição da semântica da realidade em um alto nível de abstração. Em seu uso típico, os diagramas de modelo conceitual são abstrações de alto nível que permitem que clientes e analistas se entendam, possibilitando que os analistas se comuniquem com sucesso com os programadores e, em alguns casos, geram automaticamente partes do aplicativo de software.
“O prêmio é um reconhecimento de visibilidade internacional para as pessoas que contribuíram de forma relevante para a área de Modelagem Conceitual, por isso, é uma grande satisfação ser legitimado pelas Instituições em que tenho dedicado tanto esforço e recebido retorno delas. Me lembro da leitura do artigo seminal do Peter Chen quando estava terminado meu mestrado aqui no PPGC. Quarenta e quatro anos após ser reconhecido pela comunidade como tendo oferecido uma contribuição importante é um orgulho para mim. Certamente, a UFRGS contribuiu para que isto tivesse sido possível”, declara José Palazzo.