Português English
Contato
Publicado em: 13/12/2019

Prêmio Petrobras Inventor 2019: INF se destaca

Em cerimônia realizada no Rio de Janeiro no dia 11/12 INF é destaque.

Ocorreu nesta quarta-feira (11/12) o Prêmio Inventor 2019, no Rio de Janeiro, realizado pela Petrobras. O evento, realizado anualmente pela empresa, busca reconhecer inventores que contribuíram para o depósito de pedidos de patentes durante o ano anterior à premiação. Na edição de 2019, foram mais de 100 indicados de todo o Brasil.

Nesta edição, dos inventores agraciados, 27 pessoas são da UFRGS, sendo 16 deles do Projeto Annelida, coordenado pelo Prof. Dante Barone e com a participação dos Profs. Anderson Maciel e Luciana Nedel do Instituto de Informática, alunos do INF e do PPGC, e de professores e alunos da Escola de Engenharia.

O Projeto culmina no desenvolvimento do robô Annelida, uma unidade robótica remotamente controlada para realizar a quebra de hidrato e a remoção de parafina sem sonda em dutos rígidos e em linhas flexíveis não-pigáveis. Esse robô é inserido na linha a partir da plataforma, se desloca até a obstrução utilizando um mecanismo peristáltico com sistema de auto-travamento, realiza a remoção do hidrato ou parafina através de uma reação local controlada de aquecimento, retorna para a plataforma, e é recolhido. Isso possibilita uma redução de milhões de reais em diárias de sonda e de bilhões na redução do lucro cessante.

premio2

 À direita na foto está o Eduardo Basso, que representou a UFRGS na entrega do Prêmio.