Português English
Contato
Publicado em: 18/08/2020

Processo seletivo para Univ. da Alemanha

Está em andamento o processo seletivo para o tradicional convênio com as Universidades alemãs TU Kaiserslautern e Universidade de Stuttgart.

Na manhã desta segunda-feira (17/08) às 10h, ocorreu um encontro virtual para apresentar os detalhes do programa de convênio com as Universidades de Kaiserslautern e Stuttgart (Alemanha), além de informações sobre o processo seletivo e esclarecimento de dúvidas. Participaram da reunião, a Prof.ª Colaboradora do Instituto de Informática da UFRGS, Taisy Weber, o aluno Lucas Hagen, que atualmente está em Kaiserslautern e demais alunos interessados.

Na ocasião, foi dito que em decorrência da atual pandemia de COVID-19, ainda existem incertezas em torno dos moldes exatos de realização do convênio. Assim, o Prof. Adjunto do INF, Gabriel Nazar comentou que o processo seletivo será realizado em modo especulativo, na expectativa que até a data de início do convênio haja condições favoráveis para sua adequada realização. “Qualquer planejamento pode ser alterado em virtude da imprevisibilidade das condições futuras tanto no Brasil quanto na Alemanha, além de eventuais restrições de circulação de pessoas que possam vir a ser impostas por governos em qualquer esfera a qualquer momento. Esse é um aviso importante e todos os interessados em participar do convênio devem mantê-lo em mente durante todo o processo”, destacou Nazar.

Para os alunos que desejam ingressar, é importante observar algumas informações preliminares:

– O intercâmbio é oferecido para alunos da Ciência da Computação e da Engenharia de Computação;

– O início *previsto* é no começo de fevereiro de 2021, porém essa data pode ser alterada;

– O objetivo principal do intercâmbio é a participação em atividades de pesquisa junto aos grupos de lá. Por estas atividades, os alunos recebem uma bolsa suficiente para seu sustento;

– Por focar em atividades de pesquisa, os alunos devem estar na etapa 6 ou posterior do seu curso. Também é exigido I3 >= 6.0;

– Opcionalmente, é possível assistir disciplinas lá. Os créditos podem ser aproveitados na volta;

– Não é necessário falar alemão. Já inglês fluente é importante;

– A seleção é feita pelos professores de lá. Será feita baseada no histórico do curso, curriculum vitae e carta de apresentação. Estes documentos serão recolhidos ainda este mês e maiores detalhes serão divulgados aos interessados em breve.

Os candidatos ao programa devem submeter a documentação por meio da página do programa na plataforma Moodle do INF até dia 31/08/2020, onde também estão disponíveis as informações gerais atualizadas do programa e apresentações referentes aos anos anteriores.