Português English
Contato
Publicado em: 22/10/2019

Prof. Karin é homenageada em Simpósio Brasileiro

A Profª. Karin Becker foi a homenageada no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados 2019, um dos eventos mais antigos dentre os promovidos pela SBC.

DSC_0443

A Professora do Instituto de Informática Karin Becker foi a pesquisadora homenageada no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados 2019, ocorrido em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 7 e 10 de outubro. Todos os anos a Comissão Especial de Banco de Dados (CEBD) seleciona um pesquisador da comunidade brasileira de banco de dados, levando em conta sua contribuição científica à área, para ser homenageado durante o Simpósio, que é um dos mais antigos entre os promovidos pela SBC.

 

A professora proferiu a palestra “Lendo nas entrelinhas: desafios e aplicações”, onde ressaltou que a ciência de dados é uma área interdisciplinar que envolve várias áreas de conhecimento, e que deve ser praticada com ética, responsabilidade e transparência. Ainda, discutiu o viés que influencia a detecção de padrões em grandes volumes de dados, a necessidade de mecanismos de explicação e transparência sobre os processo de aprendizado de máquina, bem como o direito aos dados capturados e usados sem autorização.