Português English
Contato
Publicado em: 11/09/2020

Prof. Navaux é o novo coordenador do CACC do CNPq

O mandato terá vigência até junho de 2022, podendo ser prorrogado mediante decisão dos membros do Comitê.

O Professor Titular do Instituto de Informática da UFRGS, Philippe Olivier Alexandre Navaux, foi nomeado como o novo coordenador do Comitê de Assessoramento de Ciências da Computação (CACC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os membros do Comitê estão aptos para analisar, julgar, selecionar e acompanhar os pedidos de projetos de pesquisa e de formação de recursos humanos. O CNPq conta com o apoio de milhares de pesquisadores que constituem sua Assessoria Científico-Tecnológica. Esses pesquisadores, individualmente ou em grupos, têm atribuições específicas e atuam de acordo com suas especialidades.

Estima-se que são mais de 300 pesquisadores, entre titulares e suplentes, selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento. Eles são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD), com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional e têm a atribuição, entre outras, de julgar as propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos. O CACC é constituído por 8 membros, votados pela comunidade da computação, entre os quais o CD escolhe os nomes mais votados e representativos. Anualmente é feita a renovação de parte do Comitê e a indicação para coordenador é feita por concertação entre os membros constituintes.

Diante das atribuições do cargo, o Prof. Navaux irá coordenar e organizar as reuniões de julgamento de processos encaminhados pelo CNPq ao Comitê. No caso, são julgados pedidos de bolsa de Pesquisa, de Pós-doutorado, Sanduíche, auxílios para Projetos de Pesquisa e para Organização de Evento, entre outros. “Na qualidade de coordenador, irei me empenhar na análise dos processos encaminhados ao CNPq, trabalhando para que estes julgamentos levem em conta a qualidade da pesquisa, isonomia na análise e a transparência. Utilizarei toda minha experiência, pois, já fui coordenador do Comitê entre os anos de 1991 a 1992”, relatou Philippe Navaux.

Sobre a influência do cargo, há uma preocupação com a representação e recursos alocados para área da computação. Trata-se de uma área que vem crescendo na nossa sociedade, vide durante a pandemia, a importância dos programas de análise dos dados da evolução das infecções, assim como a ampliação do uso do trabalho em home office.

Para finalizar, Navaux ressalta que os diversos grupos de pesquisa e desenvolvimento da Computação das universidades e centros de pesquisa, devem receber o suporte necessário aos seus laboratórios, para que o Brasil possa ter qualidade e reconhecimento internacional nos seus produtos computacionais. “É importante que os membros do Comitê representem as principais áreas da Computação, para que as avaliações possam ser feitas pelos que tenham maior proximidade com o tema dos processos. No meu caso, trabalho nas áreas de Arquitetura de Computadores e Processamento Paralelo. O mandato como membro do comitê do CACC tem uma vigência de 3 anos, já a coordenação é uma decisão entre os membros do Comitê”, afirmou o Professor Philippe, finalizando com um recado para a comunidade da Computação, “todos devem, sempre que possível, encaminhar projetos ao CNPq, pois, ao aumentar a demanda para a área, fica mais fácil defender o crescimento dos recursos liberados”.