Português English
Contato
Publicado em: 24/08/2020

Prof. Reis receberá Prêmio da SBC

A premiação ocorrerá durante o congresso anual da Sociedade Brasileira de Computação.

Recentemente, o Professor Titular do Instituto de Informática da UFRGS, Ricardo Reis, foi selecionado para receber o Prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação. A indicação foi coordenada pelo também Professor Colaborador do INF, Daltro Nunes, com o apoio de outros sócios, no mês de junho deste ano. Pelas regras da premiação, o pesquisador indicado deverá ter reconhecida contribuição técnica ou científica à computação.
A premiação ocorrerá durante o XL Congresso da SBC, que será realizado em novembro deste ano. A organização do evento se compromete publicar nos anais do Congresso um artigo escrito pelo premiado.
O Prof. Ricardo Reis tem demonstrado liderança ao longo de 40 anos de atuação acadêmica em concepção de circuitos e sistemas integrados, com motivação e contribuições muito importantes como pesquisador, educador e divulgador de trabalhos científicos para toda a comunidade brasileira, com um expressivo reconhecimento da comunidade internacional em sua área de atuação, como demonstra a obtenção do título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade de Montpellier, além de mais de 70 palestras ministradas como convidado em eventos internacionais e mais de 650 publicações, em sua grande maioria, em periódicos internacionais. Assim sendo, o Prof. Reis já concluiu a orientação de 98 alunos de pós-graduação, onde 23 deles estão atuando, presentemente, no exterior.
“Gostaria de compartilhar este Prêmio que muito me honra com todos os colegas professores, com os alunos atuantes em nossos projetos e com os funcionários do INF que tem contribuído expressivamente para termos uma infraestrutura de qualidade. Também agradeço ao Prof. Daltro, que enquanto coordenador do PPGC, apoiou fortemente o desenvolvimento da área de microeletrônica, o que permitiu criarmos o grupo de pesquisa em microeletrônica mais ativo na América Latina. Cabe também lembrar que este Prêmio foi acordado no ano passado para o Prof. Philippe Navaux, ele foi o primeiro professor do INF a receber esta honra da SBC. Portanto, serei o segundo a receber o Prêmio”, finalizou o Prof. Reis.