Português English
Contato
Publicado em: 10/08/2020

Série de Seminários do INF

A palestra acontecerá virtualmente.

Nesta quarta-feira, dia 12/08 às 12h45min acontecerá a palestra “From Atomic Bombs to Supercomputers and Autonomous Vehicles: a Year of Research in the Los Alamos National Labs”, ministrada pelo professor adjunto do Instituto de Informática da UFRGS, Paolo Rech.

O intuito da palestra é fornecer uma visão geral da experiência do Prof. Paolo como o 2019 Rosen Scholar Fellow no Los Alamos National Labs (LANL), EUA. Todos os anos, o LANL oferece o Rosen Scholar Fellowship a um pesquisador para passar um ano trabalhando em tópicos que são mais promissores para os laboratórios. Em 2019, ele foi escolhido pelo seu trabalho em supercomputadores e confiabilidade de veículos autônomos e teve a oportunidade de colaborar com um dos maiores laboratórios do mundo. A confiabilidade foi escolhida como um tópico de pesquisa, pois é uma das principais preocupações para ambos aplicativos críticos de segurança e de computação de alto desempenho.

Na palestra, serão abordados brevemente os efeitos do impacto de nêutrons em sistemas e aplicativos de computação. Será dada ênfase particular aos carros autônomos, que é a mais nova tendência da indústria automotiva. Serão apresentados os resultados de vários experimentos em estruturas de detecção de objetos para automóveis e mostram que nêutrons podem efetivamente mudar a maneira como um veículo detecta objetos, evitando acidentes.

A palestra poderá ser acessada pelo endereço: https://mconf.ufrgs.br/webconf/serie-de-seminarios-do-inf