Nós sabemos que o nosso Sol está lá a cada manhã. Podemos sentir o calor que ele nos fornece. Entretanto, o Sol não produz apenas calor e luz. No passado acreditava-se que o Sol era imutável, porém hoje em dia sabemos que ele varia constantemente. Mudanças na atividade do Sol ocorrem em ciclos de onze anos. Manchas solares podem aparecer e desaparecer num período de dias ou semanas. Fulgurações e grandes ejeções de massa (ejeções coronais de massa) ocorrem em intervalos de minutos até horas. A energia do Sol constantemente produz um "vento solar" de partículas eletrificadas: a atmosfera estendida do Sol. A Terra e todos os planetas existem dentro da atmosfera estendida do Sol chamada Heliosfera. A energia do Sol é responsável pela vida na Terra. As condições na Terra, incluindo o clima, estações e o tempo, são ditadas pelo Sol.
Mudanças abruptas no Sol podem criar fulgurações e ejeções coronais de massa que lançam breves porém poderosas “tempestades solares”no espaço. A Terra é rodeada por um campo magnético (magnetosfera) que nos protege dos piores efeitos das tempestades solares. Entretanto, tempestades solares podem causar flutuações na magnetosfera chamadas tempestades magnéticas. Estas tempestades magnéticas têm desabilitado satélites e "queimado" transformadores, desligando estações de energia elétrica. Estas tempestades também podem ser perigosas para os astronautas. Tais tempestades magnéticas contribuem para gerar auroras mais intensas que podem ser vistas mais próximo ao equador que o normal.
Imagine a empolgação que os seus estudantes poderão ter e o conhecimento e habilidades que eles vão adquirir através do Centro de Atividades sobre o Clima Espacial na sua classe. Os estudantes poderão analisar dados, os mesmos dados usadas por cientistas para monitorar o Sol; eles farão previsões, farão um resumo dos dados e criarão uma transmissão do Clima Espacial usando a tecnologia de tela verde.